| Título: | Marte: minha aula de arte |
| Autor(es): | Veloso, Isabela Roquete |
| Orientador(es): | Castro, Rosana Andréa Costa de |
| Assunto: | Arte - estudo e ensino Plataformas digitais Redes sociais on-line Geração Z |
| Data de apresentação: | 17-Nov-2021 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | VELOSO, Isabela Roquete. Marte: minha aula de arte. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
| Resumo: | O presente trabalho busca traçar, por meio de análises históricas e pedagógicas as inúmeras
possibilidades de uso das plataformas de interação social como ambientes eficazes para a
promoção de aprendizagem da arte, ou ainda mais que isso: como ambientes que atendem
aos desígnios exatos de uma educação que se modifica constantemente em virtude do
contexto atual de utilização das tecnologias de informação e comunicação. As discussões
aqui presentes, buscam conceituar temas e compreender o funcionamento das redes sociais e
das plataformas de educação, evidenciando a dimensão do impacto das mesmas nas
capacidades sociais e cognitivas dos sujeitos. Por fim, este trabalho resulta no protótipo
sugestivo de uma aplicação feita exclusivamente para o ensino da arte, inspirada nas redes
sociais mais utilizadas do momento, com o intuito de tornar a exposição de trabalhos
artísticos e assimilação de conteúdos educativos por parte dos alunos, uma ação mais prática
e intuitiva, satisfazendo a personalidade dos sujeitos pertencentes a geração Z. |
| Abstract: | The present work seeks to trace, through historical and pedagogical analysis, the countless
possibilities of using social interaction platforms as effective environments for the promotion
of art learning, or even more than that: as environments that meet the exact purposes of an
education, which is constantly changing, due to the current context of use of information and
communication technologies. The discussions presented here seek to conceptualize themes
and understand the functioning of these networks, showing the dimension of their impact on
the subjects' social and cognitive abilities. Finally, this work results in the suggestive
prototype of an application made exclusively for the teaching of art, inspired by the most
used social networks of the moment, in order to make the exhibition of artistic works and
assimilation of materials by students an action more practical and intuitive on the part of
students. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.