Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabelaRoqueteVeloso_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Rosana Andréa Costa de-
dc.contributor.authorVeloso, Isabela Roquete-
dc.identifier.citationVELOSO, Isabela Roquete. Marte: minha aula de arte. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca traçar, por meio de análises históricas e pedagógicas as inúmeras possibilidades de uso das plataformas de interação social como ambientes eficazes para a promoção de aprendizagem da arte, ou ainda mais que isso: como ambientes que atendem aos desígnios exatos de uma educação que se modifica constantemente em virtude do contexto atual de utilização das tecnologias de informação e comunicação. As discussões aqui presentes, buscam conceituar temas e compreender o funcionamento das redes sociais e das plataformas de educação, evidenciando a dimensão do impacto das mesmas nas capacidades sociais e cognitivas dos sujeitos. Por fim, este trabalho resulta no protótipo sugestivo de uma aplicação feita exclusivamente para o ensino da arte, inspirada nas redes sociais mais utilizadas do momento, com o intuito de tornar a exposição de trabalhos artísticos e assimilação de conteúdos educativos por parte dos alunos, uma ação mais prática e intuitiva, satisfazendo a personalidade dos sujeitos pertencentes a geração Z.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordGeração Zpt_BR
dc.titleMarte: minha aula de artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T17:23:39Z-
dc.date.available2025-11-05T17:23:39Z-
dc.date.submitted2021-11-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42121-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work seeks to trace, through historical and pedagogical analysis, the countless possibilities of using social interaction platforms as effective environments for the promotion of art learning, or even more than that: as environments that meet the exact purposes of an education, which is constantly changing, due to the current context of use of information and communication technologies. The discussions presented here seek to conceptualize themes and understand the functioning of these networks, showing the dimension of their impact on the subjects' social and cognitive abilities. Finally, this work results in the suggestive prototype of an application made exclusively for the teaching of art, inspired by the most used social networks of the moment, in order to make the exhibition of artistic works and assimilation of materials by students an action more practical and intuitive on the part of students.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.