Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaCarolinaFerreiradeSiqueira.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Responsabilidade social empresarial na hotelaria : a visão de empresas de distintos portes e entre seus diferentes níveis hierárquicos
Autor(es): Siqueira, Ana Carolina Ferreira de
Orientador(es): Costa, Helena Araújo
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Responsabilidade socioambiental
Hotelaria
Data de apresentação: 19-Set-2012
Data de publicação: 11-Dez-2012
Referência: SIQUEIRA, Ana Carolina Ferreira de. Responsabilidade social empresarial na hotelaria: a visão de empresas de distintos portes e entre seus diferentes níveis hierárquicos. 2012. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta pesquisa trata da responsabilidade socioambiental, entendida como o compromisso, as ações e práticas das empresas que levam em consideração seus diversos stakeholders a fim de reduzir os impactos negativos causados por ela ao meio ambiente e à sociedade. O foco do estudo é dado ao segmento da hotelaria, em busca de explorar como são vistas as práticas de RSE dessas empresas, relacionando-as com a variável independente porte da empresa e nível hierárquico dos respondentes. A metodologia desenhada para tanto foi composta por duas etapas: uma primeira, quantitativa, em que um survey foi aplicado junto aos gerentes de 18 hotéis situados nos setores hoteleiros sul e norte de Brasília, e uma segunda, com caráter qualitativo, em que foram selecionados dois hotéis e foram entrevistados representantes do nível gerencial e operacional. Como resultado, verificou-se que as ações de responsabilidade ambiental são mais praticadas pelos hotéis do que as ações sociais. Aquelas mais citadas foram o apoio a atividades desportivas e culturais, bem como a redução do desperdício. Ainda, os hotéis de grande porte praticam mais ações de RSE do que os de pequeno porte. Outra diferença encontrada entre os distintos portes foram os objetivos e motivações das ações de RSE, no hotel pequeno, a maior motivação é a redução de custo, já no grande hotel, o objetivo maior é a atração de novos clientes e o compromisso da empresa com a sociedade. Como semelhança, encontrou-se que, independentemte do porte, há uma forte divisão de tarefas relacionadas à RSE entre os níveis hierárquicos. Conclui-se então que o porte da empresa está associado a diferenças nas práticas de responsabilidade socioambiental entre os hotéis de Brasília.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons