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dc.contributor.advisorCosta, Helena Araújo-
dc.contributor.authorSiqueira, Ana Carolina Ferreira de-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Carolina Ferreira de. Responsabilidade social empresarial na hotelaria: a visão de empresas de distintos portes e entre seus diferentes níveis hierárquicos. 2012. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.en
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da responsabilidade socioambiental, entendida como o compromisso, as ações e práticas das empresas que levam em consideração seus diversos stakeholders a fim de reduzir os impactos negativos causados por ela ao meio ambiente e à sociedade. O foco do estudo é dado ao segmento da hotelaria, em busca de explorar como são vistas as práticas de RSE dessas empresas, relacionando-as com a variável independente porte da empresa e nível hierárquico dos respondentes. A metodologia desenhada para tanto foi composta por duas etapas: uma primeira, quantitativa, em que um survey foi aplicado junto aos gerentes de 18 hotéis situados nos setores hoteleiros sul e norte de Brasília, e uma segunda, com caráter qualitativo, em que foram selecionados dois hotéis e foram entrevistados representantes do nível gerencial e operacional. Como resultado, verificou-se que as ações de responsabilidade ambiental são mais praticadas pelos hotéis do que as ações sociais. Aquelas mais citadas foram o apoio a atividades desportivas e culturais, bem como a redução do desperdício. Ainda, os hotéis de grande porte praticam mais ações de RSE do que os de pequeno porte. Outra diferença encontrada entre os distintos portes foram os objetivos e motivações das ações de RSE, no hotel pequeno, a maior motivação é a redução de custo, já no grande hotel, o objetivo maior é a atração de novos clientes e o compromisso da empresa com a sociedade. Como semelhança, encontrou-se que, independentemte do porte, há uma forte divisão de tarefas relacionadas à RSE entre os níveis hierárquicos. Conclui-se então que o porte da empresa está associado a diferenças nas práticas de responsabilidade socioambiental entre os hotéis de Brasília.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordResponsabilidade social da empresaen
dc.subject.keywordResponsabilidade socioambientalen
dc.subject.keywordHotelariaen
dc.titleResponsabilidade social empresarial na hotelaria : a visão de empresas de distintos portes e entre seus diferentes níveis hierárquicosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-12-11T13:00:15Z-
dc.date.available2012-12-11T13:00:15Z-
dc.date.issued2012-12-11T13:00:15Z-
dc.date.submitted2012-09-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4212-
dc.language.isoPortuguêsen
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