| Título: | O processo de implementação de políticas públicas escolares sob a perspectiva da gestão ordinária |
| Autor(es): | Sá, Ana Beatriz Menezes de |
| Orientador(es): | Fantinel, Letícia Dias |
| Assunto: | Políticas públicas Gestão escolar Acessibilidade Inclusão digital |
| Data de apresentação: | 18-Jul-2025 |
| Data de publicação: | 5-Nov-2025 |
| Referência: | SÁ, Ana Beatriz Menezes de. O processo de implementação de políticas públicas escolares sob a perspectiva da gestão ordinária. 2025. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O objetivo desta pesquisa é compreender a implementação de políticas públicas de
acessibilidade e inclusão digital, com foco na atuação cotidiana de diretores,
orientadores, coordenadores, supervisores e professores, considerando-os gestores
ordinários em escolas públicas no Distrito Federal. Mais especificamente: mapearam-
se as práticas cotidianas de diretores, orientadores, coordenadores, supervisores e
professores de unidades básicas de ensino público, no que tange à implementação
de políticas públicas de acessibilidade e inclusão digital; ao mesmo tempo em que se
analisou a percepção dos atores estudados sobre limitações e desafios na condução
desse processo. O trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva, com abordagem
qualitativa, desenvolvida através de entrevistas, realizadas com 10 gestores ordinários
de 10 escolas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal. Os relatos
corroboraram para a identificação como principais barreiras: a indisponibilidade de
infraestrutura; as especificidades do ambiente institucional escolar; as contradições
normativas e estatísticas; a resistência interna a mudanças; e a gestão de recursos
financeiros e humanos considerados escassos. Observou-se que as principais
práticas cotidianas dos atores, frente as barreiras relatadas, se relacionam com o uso
do WhatsApp para comunicação interna; a busca por verbas alternativas; o uso de
recursos próprios; a articulação e engajamento extra de professores; e o retorno para
a aula nos moldes tradicionais. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Administração
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