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dc.contributor.advisorFantinel, Letícia Dias-
dc.contributor.authorSá, Ana Beatriz Menezes de-
dc.identifier.citationSÁ, Ana Beatriz Menezes de. O processo de implementação de políticas públicas escolares sob a perspectiva da gestão ordinária. 2025. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é compreender a implementação de políticas públicas de acessibilidade e inclusão digital, com foco na atuação cotidiana de diretores, orientadores, coordenadores, supervisores e professores, considerando-os gestores ordinários em escolas públicas no Distrito Federal. Mais especificamente: mapearam- se as práticas cotidianas de diretores, orientadores, coordenadores, supervisores e professores de unidades básicas de ensino público, no que tange à implementação de políticas públicas de acessibilidade e inclusão digital; ao mesmo tempo em que se analisou a percepção dos atores estudados sobre limitações e desafios na condução desse processo. O trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida através de entrevistas, realizadas com 10 gestores ordinários de 10 escolas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal. Os relatos corroboraram para a identificação como principais barreiras: a indisponibilidade de infraestrutura; as especificidades do ambiente institucional escolar; as contradições normativas e estatísticas; a resistência interna a mudanças; e a gestão de recursos financeiros e humanos considerados escassos. Observou-se que as principais práticas cotidianas dos atores, frente as barreiras relatadas, se relacionam com o uso do WhatsApp para comunicação interna; a busca por verbas alternativas; o uso de recursos próprios; a articulação e engajamento extra de professores; e o retorno para a aula nos moldes tradicionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordInclusão digitalpt_BR
dc.titleO processo de implementação de políticas públicas escolares sob a perspectiva da gestão ordináriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-05T13:46:35Z-
dc.date.available2025-11-05T13:46:35Z-
dc.date.submitted2025-07-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42118-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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