| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Fantinel, Letícia Dias | - |
| dc.contributor.author | Sá, Ana Beatriz Menezes de | - |
| dc.identifier.citation | SÁ, Ana Beatriz Menezes de. O processo de implementação de políticas públicas escolares sob a perspectiva da gestão ordinária. 2025. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é compreender a implementação de políticas públicas de
acessibilidade e inclusão digital, com foco na atuação cotidiana de diretores,
orientadores, coordenadores, supervisores e professores, considerando-os gestores
ordinários em escolas públicas no Distrito Federal. Mais especificamente: mapearam-
se as práticas cotidianas de diretores, orientadores, coordenadores, supervisores e
professores de unidades básicas de ensino público, no que tange à implementação
de políticas públicas de acessibilidade e inclusão digital; ao mesmo tempo em que se
analisou a percepção dos atores estudados sobre limitações e desafios na condução
desse processo. O trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva, com abordagem
qualitativa, desenvolvida através de entrevistas, realizadas com 10 gestores ordinários
de 10 escolas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal. Os relatos
corroboraram para a identificação como principais barreiras: a indisponibilidade de
infraestrutura; as especificidades do ambiente institucional escolar; as contradições
normativas e estatísticas; a resistência interna a mudanças; e a gestão de recursos
financeiros e humanos considerados escassos. Observou-se que as principais
práticas cotidianas dos atores, frente as barreiras relatadas, se relacionam com o uso
do WhatsApp para comunicação interna; a busca por verbas alternativas; o uso de
recursos próprios; a articulação e engajamento extra de professores; e o retorno para
a aula nos moldes tradicionais. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
| dc.title | O processo de implementação de políticas públicas escolares sob a perspectiva da gestão ordinária | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T13:46:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-05T13:46:35Z | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42118 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
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| Aparece na Coleção: | Administração
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