Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42105
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MarceloOliveiraPereira_tcc.pdf257,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto Aedes do Bem em Indaiatuba-SP : uma análise sob as práticas de gestão de projetos
Autor(es): Pereira, Marcelo Oliveira
Orientador(es): Coelho, Giselle Floriano
Assunto: Aedes aegypti
Gestão de projetos
Administração pública
Data de apresentação: 9-Dez-2024
Data de publicação: 4-Nov-2025
Referência: PEREIRA, Marcelo Oliveira. Projeto Aedes do Bem em Indaiatuba-SP: uma análise sob as práticas de gestão de projetos. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Pirenópolis–GO, 2024.
Resumo: O artigo "Projeto Aedes do bem em Indaiatuba-SP: uma Análise sob as práticas de gestão de projetos" explora a implementação do projeto Aedes do Bem no município de Indaiatuba-SP, utilizando como referencial teórico as práticas de gestão de projetos recomendadas pelo PMBOK (Project Management Body of Knowledge). O projeto, que visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti — transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika — através do uso de mosquitos geneticamente modificados, é analisado em termos de planejamento, execução, monitoramento e controle. A pesquisa se baseia em uma metodologia qualitativa, comparando a execução do projeto com as melhores práticas em gestão de projetos, especialmente no contexto da administração pública municipal. O estudo conclui que o projeto foi bem-sucedido em sua aplicação, alcançando uma significativa redução da população de mosquitos na área de Implementação, o que destaca a importância da adaptação das práticas de gestão de projetos ao contexto municipal para o sucesso das políticas públicas
Abstract: The article "Aedes do Bem Project in Indaiatuba-SP: An Analysis of Project Management Practices" explores the implementation of the Aedes do Bem project in the municipality of Indaiatuba-SP, using the PMBOK (Project Management Body of Knowledge) practices as a theoretical framework. The project, which aims to combat the proliferation of the Aedes aegypti mosquito — a vector of diseases such as dengue, chikungunya, and Zika — through the use of genetically modified mosquitoes, is analyzed in terms of planning, execution, monitoring, and control. The research is based on a qualitative methodology, comparing the project's execution with best practices in project management, particularly in the context of municipal public administration. The study concludes that the project was successful in its implementation, achieving a significant reduction in the mosquito population in the targeted area, highlighting the importance of adapting project management practices to the municipal context for the success of public policies
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.