| Título: | Inteligência artificial no Departamento de Administração da Universidade de Brasília |
| Autor(es): | Graça, Gabriel Adnet da |
| Orientador(es): | Dias, Maria Amélia de Paula |
| Assunto: | Inteligência artificial Inteligência artificial - uso na educação Ensino superior Ensino-aprendizagem |
| Data de apresentação: | 18-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 31-Out-2025 |
| Referência: | GRAÇA, Gabriel Adnet da. Inteligência artificial no Departamento de Administração
da Universidade de Brasília. 2025. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Desde 2022, a inteligência artificial (I.A) tem ganhado espaço no cotidiano acadêmico
com ferramentas como ChatGPT e Google Gemini, facilitando a resolução de problemas e a
organização de ideias. No entanto, surgem preocupações éticas e dúvidas sobre a veracidade das
informações e o impacto dessas tecnologias no desenvolvimento de habilidades críticas,
especialmente no ensino superior. No curso de Administração, onde o estudo de caso é uma
metodologia consolidada, ainda há uma lacuna na literatura sobre como a I.A pode ser integrada a
esse método de ensino, tanto na criação de atividades pelos professores quanto na resolução pelos
alunos.
Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de alunos e professores do
Departamento de Administração da Universidade de Brasília sobre o uso de I.A em sala de aula,
ao explorar as experiências e ressalvas dos mesmos.
Os resultados demonstram uma convergência nas percepções, tanto positivas quanto
negativas, a respeito de inteligência artificial pelos professores e alunos de Administração. A
otimização de tarefas operacionais, criação de conteúdo e resolução de problemas, foram citadas
por ambos, assim como relativização da propriedade intelectual, danos no aprendizado e qualidade
duvidosa das respostas dadas pela I.A.
A conclusão da pesquisa contribuiu com a identificação de tendências de uso de I.A no
meio acadêmico e de quais formas alunos e professores podem interagir para trocar conhecimento
e, assim, descobrir maneiras de utilizar as ferramentas tecnológicas a favor do processo de ensino-aprendizagem. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Administração
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