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Título: Vieses cognitivos e ESG: a influência na tomada de decisão dos jogadores de Valorant
Autor(es): Matos, Caio George Rodrigues
Orientador(es): Lima, Clarissa Melo
Assunto: Consumidores
Consumidores - comportamento de compra
Consumidores - atitudes
Tomada de decisão
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 31-Out-2025
Referência: MATOS, Caio George Rodrigues. Vieses cognitivos e ESG: a influência na tomada de decisão dos jogadores de Valorant. 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar: o impacto dos vieses cognitivos na tomada de decisão dos jogadores em relação à compra de skins no jogo Valorant®, desenvolvido pela empresa Riot Games; e como a presença de práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) influencia essa dinâmica. As microtransações dentro de um jogo eletrônico, em especial os itens cosméticos como as skins, tornaram-se uma prática comum na indústria de games, influenciando fortemente o comportamento do consumidor. Para entender esse fenômeno, o estudo foca em alguns vieses cognitivo como o efeito chamariz, a aversão a perdas, o viés de escassez e o viés de ancoragem, explorando como esses vieses são utilizados pela estratégia de marketing e design de oferta da Riot Games para influenciar as decisões dos jogadores. Além disso, a pesquisa investiga a percepção dos jogadores sobre a adoção de práticas ESG no setor de jogos eletrônicos, avaliando se fatores como sustentabilidade, responsabilidade social e governança impactam sua decisão de compra de skins. A metodologia adotada foi exploratória qualitativa, com a aplicação de um questionário estruturado, cujos resultados sugerem que os vieses cognitivos afetam significativamente o comportamento dos jogadores, ao passo que as práticas ESG emergem como um fator relevante para a decisão de compra de itens cosméticos em jogos digitais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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