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dc.contributor.advisorLima, Clarissa Melo-
dc.contributor.authorMatos, Caio George Rodrigues-
dc.identifier.citationMATOS, Caio George Rodrigues. Vieses cognitivos e ESG: a influência na tomada de decisão dos jogadores de Valorant. 2025. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar: o impacto dos vieses cognitivos na tomada de decisão dos jogadores em relação à compra de skins no jogo Valorant®, desenvolvido pela empresa Riot Games; e como a presença de práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) influencia essa dinâmica. As microtransações dentro de um jogo eletrônico, em especial os itens cosméticos como as skins, tornaram-se uma prática comum na indústria de games, influenciando fortemente o comportamento do consumidor. Para entender esse fenômeno, o estudo foca em alguns vieses cognitivo como o efeito chamariz, a aversão a perdas, o viés de escassez e o viés de ancoragem, explorando como esses vieses são utilizados pela estratégia de marketing e design de oferta da Riot Games para influenciar as decisões dos jogadores. Além disso, a pesquisa investiga a percepção dos jogadores sobre a adoção de práticas ESG no setor de jogos eletrônicos, avaliando se fatores como sustentabilidade, responsabilidade social e governança impactam sua decisão de compra de skins. A metodologia adotada foi exploratória qualitativa, com a aplicação de um questionário estruturado, cujos resultados sugerem que os vieses cognitivos afetam significativamente o comportamento dos jogadores, ao passo que as práticas ESG emergem como um fator relevante para a decisão de compra de itens cosméticos em jogos digitais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumidorespt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - atitudespt_BR
dc.subject.keywordTomada de decisãopt_BR
dc.titleVieses cognitivos e ESG: a influência na tomada de decisão dos jogadores de Valorantpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-31T17:13:58Z-
dc.date.available2025-10-31T17:13:58Z-
dc.date.submitted2025-02-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42074-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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