Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4206
Título: | Revisão de textos como metodologia de ensino de língua portuguesa |
Autor(es): | Lopes, Marília Gonçalves |
Orientador(es): | Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
Assunto: | Revisão de textos Prática de ensino Língua portuguesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 11-Dez-2012 |
Referência: | LOPES, Marília Gonçalves. Revisão de textos como metodologia de ensino de língua portuguesa. 2011. 21 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente artigo apresenta propostas sobre a adoção de práticas de revisão textual como metodologia de ensino da língua portuguesa. As propostas são baseadas em diversas temáticas tais como: a diferenciação semântica entre os termos “revisão” e “correção textual”, a discussão sobre a importância dos estudos e critérios de revisão de textos para o ensino escolar, a influência da consciência morfossintática na aprendizagem de língua portuguesa e na prática de revisão, a necessidade de preparação do professor para que ensine tal atividade. No intuito de orientar o trabalho do professor, apresentam-se critérios que podem ser utilizados para o ensino de revisão de texto, criando etapas para a realização da revisão, além demonstrar um exemplo de dinâmica pedagógica para suscitar nos alunos o interesse e reconhecimento da necessidade da revisão textual. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4206 |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons