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Título: Produção cultural do punk paulista (décadas de 1970 e 1980)
Autor(es): Nascimento, Pedro Henrique
Orientador(es): Iamashita, Léa Maria Carrer
Assunto: Movimento punk
Movimentos culturais
São Paulo (SP)
Data de apresentação: 21-Fev-2025
Data de publicação: 30-Out-2025
Referência: NASCIMENTO, Pedro Henrique. Produção cultural do punk paulista (décadas de 1970 e 1980). 2025. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O estudo teve como objetivo explorar a produção cultural do movimento punk em São Paulo, estado no qual este estilo musical alcançou maior expressão no Brasil. Inserido nas mudanças sociais e culturais do último quarto do século XX, no aumento da fragmentação e pluralidade das realidades sociais, no crescimento do individualismo e diminuição da coesão social, e orientados pelos pressupostos teóricos da História Cultural, procuramos analisar as representações sociais presentes no discurso punk. Nossas fontes de pesquisa consistiram das letras musicais das bandas paulistas, entrevistas, folhetos, revistas e documentários do movimento punk, onde pesquisamos as performances, a imagética e os sentidos dos discursos, a fim de compreender quais visões de mundo, interpretações, insatisfações, denúncias, sentidos de vida, ou projetos políticos ali representados, e como estas posturas eram reivindicadas como identidade.
Abstract: The study aimed to explore the cultural production of the punk movement in São Paulo, the state where this musical style achieved its greatest expression in Brazil. Framed within the social and cultural changes of the last quarter of the 20th century, the increasing fragmentation and plurality of social realities, the rise of individualism, and the decline of social cohesion, and guided by the theoretical principles of Cultural History, we sought to analyze the social representations present in punk discourse. Our research sources consisted of song lyrics from São Paulo-based bands, interviews, pamphlets, magazines, and documentaries related to the punk movement. We examined performances, imagery, and the meanings embedded in these discourses to understand the worldviews, interpretations, dissatisfactions, denunciations, life perspectives, or political projects represented within them, as well as how these stances were claimed as identity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.
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