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dc.contributor.advisorIamashita, Léa Maria Carrer-
dc.contributor.authorNascimento, Pedro Henrique-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Pedro Henrique. Produção cultural do punk paulista (décadas de 1970 e 1980). 2025. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.pt_BR
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo explorar a produção cultural do movimento punk em São Paulo, estado no qual este estilo musical alcançou maior expressão no Brasil. Inserido nas mudanças sociais e culturais do último quarto do século XX, no aumento da fragmentação e pluralidade das realidades sociais, no crescimento do individualismo e diminuição da coesão social, e orientados pelos pressupostos teóricos da História Cultural, procuramos analisar as representações sociais presentes no discurso punk. Nossas fontes de pesquisa consistiram das letras musicais das bandas paulistas, entrevistas, folhetos, revistas e documentários do movimento punk, onde pesquisamos as performances, a imagética e os sentidos dos discursos, a fim de compreender quais visões de mundo, interpretações, insatisfações, denúncias, sentidos de vida, ou projetos políticos ali representados, e como estas posturas eram reivindicadas como identidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMovimento punkpt_BR
dc.subject.keywordMovimentos culturaispt_BR
dc.subject.keywordSão Paulo (SP)pt_BR
dc.titleProdução cultural do punk paulista (décadas de 1970 e 1980)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-30T20:09:02Z-
dc.date.available2025-10-30T20:09:02Z-
dc.date.submitted2025-02-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42069-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The study aimed to explore the cultural production of the punk movement in São Paulo, the state where this musical style achieved its greatest expression in Brazil. Framed within the social and cultural changes of the last quarter of the 20th century, the increasing fragmentation and plurality of social realities, the rise of individualism, and the decline of social cohesion, and guided by the theoretical principles of Cultural History, we sought to analyze the social representations present in punk discourse. Our research sources consisted of song lyrics from São Paulo-based bands, interviews, pamphlets, magazines, and documentaries related to the punk movement. We examined performances, imagery, and the meanings embedded in these discourses to understand the worldviews, interpretations, dissatisfactions, denunciations, life perspectives, or political projects represented within them, as well as how these stances were claimed as identity.pt_BR
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