| Título: | A Primeira Guerra Mundial e o pincel: paisagem e representação de morte nas obras de Paul Nash |
| Autor(es): | Costa, Maria Clara Alves da |
| Orientador(es): | Carvalho, Bruno Leal Pastor de |
| Assunto: | Nash, Paul, 1889-1946 Primeira Guerra Mundial, 1914-1918 Guerra Guerra - representações visuais Arte |
| Data de apresentação: | 21-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 30-Out-2025 |
| Referência: | COSTA, Maria Clara Alves da. A Primeira Guerra Mundial e o pincel: paisagem e representação de morte nas obras de Paul Nash. 2025. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Seguindo o método iconográfico de Panofsky, essa pesquisa analisa as obras de
Nash produzidas à luz da Grande Guerra e busca os significados intrínsecos da morte em suas
paisagens de natureza inepto. Com um fascínio muito particular com a natureza e a morte, as
representações de morte em suas paisagens são efeitos de seus sentimentos e experiências
adquiridos em suas experiências na vida pessoal, profissional e na própria guerra, como
soldado no exército britânico e artista oficial de guerra. As paisagens de Nash refletem as
inúmeras possibilidades das árvores e florestas, entre elas o conceito cíclico de vida e morte,
a natureza como fonte de esgotamento e renovação e até mesmo das influências humanas
nesses cenários. |
| Abstract: | This paper examines the representation of death in the First World War in the
paintings of British painter Paul Nash. Following Panofsky's iconographic method, this
research analyzes Nash's works produced in the light of the Great War and seeks the intrinsic
meanings of death in his still life landscapes. With a very particular fascination with nature
and death, the representations of death in his landscapes are effects of his feelings and
experiences acquired in his personal and professional life, and in the war itself, as a soldier in
the British army and an official war artist. Nash's landscapes reflect the innumerable
possibilities of trees and forests, among them the cyclical concept of life and death, nature as
a source of exhaustion and renewal, and even human influences in these scenarios. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | História
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.