| Título: | Educação como instrumento de hegemonia: como os Estados Unidos influenciaram a Coreia do Sul com bolsas de intercâmbio |
| Autor(es): | Rocha, Ivanna dos Santos da |
| Orientador(es): | Arraes, Virgílio Caixeta |
| Assunto: | Coréia do Sul Estados Unidos Guerra Fria Imperialismo |
| Data de apresentação: | 26-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 30-Out-2025 |
| Referência: | ROCHA, Ivanna dos Santos da. Educação como instrumento de hegemonia: como os Estados Unidos influenciaram a Coreia do Sul com bolsas de intercâmbio. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Esta pesquisa analisa a influência dos Estados Unidos na Coreia do Sul durante a Guerra Fria,
especialmente através de programas de intercâmbio educacional. O estudo investigou como
esses programas influenciaram as elites intelectuais e políticas sul-coreanas, promovendo
valores alinhados aos interesses norte-americanos. A pesquisa explora o conceito de
imperialismo cultural, utilizando teorias de Edward Said, e contextualiza a atuação da United
States Information Services (USIS) na Coreia do Sul. O trabalho também discute as
contradições desse processo, incluindo o fortalecimento do sentimento antiamericano na
sociedade sul-coreana. A presente pesquisa estrutura-se em três eixos principais: a influência
estrangeira na Coreia, desde o colonialismo japonês até a hegemonia americana; a educação
como ferramenta de dominação cultural e política; e a avaliação dos efeitos desses programas
no desenvolvimento do país. |
| Abstract: | This research analyzes the influence of the United States on South Korea during the Cold War,
particularly through educational exchange programs. The study investigates how these
programs shaped South Korea’s intellectual and political elites, promoting values aligned with
American interests. It explores the concept of cultural imperialism, drawing on Edward Said’s
theories, and contextualizes the role of the United States Information Services (USIS) in South
Korea. The research also discusses the contradictions of this process, including the
strengthening of anti-American sentiment in South Korean society. This study is structured
around three main axes: foreign influence in Korea, from Japanese colonialism to American
hegemony; education as a tool of cultural and political domination; and an assessment of the
effects of these programs on the country's development. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | História
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.