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Título: Educação como instrumento de hegemonia: como os Estados Unidos influenciaram a Coreia do Sul com bolsas de intercâmbio
Autor(es): Rocha, Ivanna dos Santos da
Orientador(es): Arraes, Virgílio Caixeta
Assunto: Coréia do Sul
Estados Unidos
Guerra Fria
Imperialismo
Data de apresentação: 26-Fev-2025
Data de publicação: 30-Out-2025
Referência: ROCHA, Ivanna dos Santos da. Educação como instrumento de hegemonia: como os Estados Unidos influenciaram a Coreia do Sul com bolsas de intercâmbio. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa analisa a influência dos Estados Unidos na Coreia do Sul durante a Guerra Fria, especialmente através de programas de intercâmbio educacional. O estudo investigou como esses programas influenciaram as elites intelectuais e políticas sul-coreanas, promovendo valores alinhados aos interesses norte-americanos. A pesquisa explora o conceito de imperialismo cultural, utilizando teorias de Edward Said, e contextualiza a atuação da United States Information Services (USIS) na Coreia do Sul. O trabalho também discute as contradições desse processo, incluindo o fortalecimento do sentimento antiamericano na sociedade sul-coreana. A presente pesquisa estrutura-se em três eixos principais: a influência estrangeira na Coreia, desde o colonialismo japonês até a hegemonia americana; a educação como ferramenta de dominação cultural e política; e a avaliação dos efeitos desses programas no desenvolvimento do país.
Abstract: This research analyzes the influence of the United States on South Korea during the Cold War, particularly through educational exchange programs. The study investigates how these programs shaped South Korea’s intellectual and political elites, promoting values aligned with American interests. It explores the concept of cultural imperialism, drawing on Edward Said’s theories, and contextualizes the role of the United States Information Services (USIS) in South Korea. The research also discusses the contradictions of this process, including the strengthening of anti-American sentiment in South Korean society. This study is structured around three main axes: foreign influence in Korea, from Japanese colonialism to American hegemony; education as a tool of cultural and political domination; and an assessment of the effects of these programs on the country's development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.
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