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Título: "Never should come here...": um estudo exploratório acerca das representações da violência na construção de um simulacro medieval em Skyrim
Autor(es): Nogueira, Lucas Garcia
Orientador(es): Lopes, André Pereira Leme
Assunto: História medieval
Neomedievalismo
Jogos digitais
Jogos eletrônicos
Violência
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 30-Out-2025
Referência: NOGUEIRA, Lucas Garcia. "Never should come here...": um estudo exploratório acerca das representações da violência na construção de um simulacro medieval em Skyrim. 2024. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A seguinte pesquisa tem por objetivo principal investigar o papel da violência na representação e construção de um passado medieval, simulado, jogável, por meio da análise documental da obra The Elder Scroll V: Skyrim (2011), publicado pela Bethesda Softworks. Primeiramente será introduzido o conceito Neomedievalismo, juntamente com o debate acerca dos estudos e pesquisas com jogos, seguido pela documentação de momentos da experiência do pesquisador com a obra, articulados a interpretação do papel desempenhado pelos usos da violência enquanto instrumento narrativo e de jogabilidade. Por fim a investigação se debruçou em uma abordagem interdisciplinar com a pesquisa do neurocientista Robert A. Burton (2021). Notou-se, com a pesquisa, que as representações e usos da violência têm papel central na jogabilidade e trama em Skyrim, sendo uma das principais engrenagens do sistema de recompensas inserido no jogo.
Abstract: The following research aims to investigate the role of violence in the representation and construction of a playable and simulated medieval past, through the analysis of the game The Elder Scrolls V: Skyrim (2011), published by Bethesda Softworks. Firstly, the concept of Neomedievalism is introduced together with some of the debates surrounding game studies, followed by the documentation of interactive moments between the researcher and the game, articulating different interpretations of the role violence has as a gameplay and narrative instrument. Lastly, the research concludes with an interdisciplinary view alongside the works of Robert A. Burton (2021). It was noticed that the different uses and representations of violence in the game perform a central role in aspects like gameplay and plot enhancement in Skyrim, making it one of the main gears of the reward system inserted in the game.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.
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