Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42025
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LuanaNovaisDeSouza_tcc.pdf555,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do orçamento da política de saúde no Distrito Federal no governo Ibaneis Rocha (2019 a 2023)
Autor(es): Souza, Luana Novais de
Orientador(es): Salvador, Evilásio da Silva
Assunto: Política de saúde
Distrito Federal (DF) - saúde pública
Orçamento público
Gestão pública
Saúde - gestão
Rocha, Ibaneis, 1971- política e governo
Data de apresentação: 3-Fev-2025
Data de publicação: 24-Out-2025
Referência: SOUZA, Luana Novais de. Análise do orçamento da política de saúde no Distrito Federal no governo Ibaneis Rocha (2019 a 2023). 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa o orçamento da política de saúde no Distrito Federal, durante o período de 2019 a 2023. Para tanto, busca compreender a constituição da política de saúde no Distrito Federal (DF), assim como a conformação do fundo público e do financiamento desta política social. Para fins de realização do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica nas áreas temáticas de saúde pública, fundo público, orçamento público e financiamento da política de saúde, sob a perspectiva crítica do Serviço Social, com a finalidade de compreender os elementos que marcam a constituição da saúde como direito social e como seu orçamento tem sido concebido e executado, em nível nacional e distrital. Em termos metodológicos, foram extraídos e analisados os dados do Portal da Transparência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que indicam os valores empenhados e autorizados para a saúde no DF, a evolução do orçamento desta política e a execução orçamentária durante de 2019 a 2023. O estudo da alocação dos recursos da política de saúde demonstra como essa política tem sido concebida e executada pela União e pelo Governo do Distrito Federal. Como resultado, observa-se que o orçamento da política de saúde no DF é marcado pela insuficiência de recursos, o que pode ser caracterizado como um subfinanciamento e pela priorização da assistência hospitalar e ambulatorial em detrimento da atenção básica. Por fim, constatou-se a transferência crescente de recursos públicos para entidades privadas, o que compromete a integralidade e a universalidade preconizadas pelo Sistema Único de Saúde. O cenário no DF é caracterizado pela precarização das condições de trabalho, insuficiência de profissionais e desinvestimento na infraestrutura pública, agravados pelas lógicas de austeridade fiscal e pela racionalidade neoliberal que orienta a gestão pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.