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Título: A abordagem da espiritualidade na formação do enfermeiro na graduação
Autor(es): Queiroz, Maria Eduarda da Costa
Orientador(es): Lima, Maria da Glória
Coorientador(es): Sousa, Thaís Vilela de
Assunto: Espiritualidade
Enfermagem - formação
Ensino superior
Enfermeiros - formação
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 23-Out-2025
Referência: QUEIROZ, Maria Eduarda da Costa. A abordagem da espiritualidade na formação do enfermeiro na graduação. 2023. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Introdução: Fundamentado na ênfase das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para enfermagem na formação de profissionais sensíveis às questões culturais e sociais e considerando a importância do cuidado espiritual nas práticas de saúde, buscou-se investigar a temática da espiritualidade na graduação em enfermagem. Objetivo: Identificar nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem se o tema da espiritualidade está contemplado segundo as recomendações das diretrizes curriculares de área de enfermagem. Método: Estudo descritivo exploratório qualitativo de análise documental dos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de graduação em enfermagem no Distrito Federal, realizado em março de 2023 no portal e-MEC. Resultados: A caracterização das instituições investigadas evidenciou que o tema da espiritualidade estava contemplado na organização da maioria dos documentos, exceto por uma instituição de caráter privado. Os resultados da análise de conteúdo dos PPCs revelaram que essa temática foi abordada em diferentes aspectos dentro do PPC, permitindo a categorização dos conteúdos encontrados em quatro áreas principais: diretrizes e princípios institucionais; dimensão espiritual e a formação de competências na formação do enfermeiro; organização dos componentes curriculares (disciplinas e ementas); e a dimensão da espiritualidade em atividades extensionistas na formação da enfermagem. Conclusão: Recomenda-se ampliar o estudo para mais instituições e investigar a percepção dos acadêmicos sobre a inclusão dessas temáticas na grade curricular.
Abstract: Introduction: Based on the emphasis of the National Curricular Guidelines (DCN) for nursing in the education of professionals sensitive to cultural and social issues, and considering the importance of spiritual care in healthcare practices, this study aimed to investigate the theme of spirituality in undergraduate nursing programs. Objective: To identify whether the topic of spirituality is included in the pedagogical projects of undergraduate nursing programs, according to the recommendations of the curricular guidelines for nursing. Method: Descriptive qualitative exploratory study using document analysis of the Pedagogical Curriculum Projects of undergraduate nursing programs in the Federal District. The study was conducted in March 2023 on the e-MEC portal. Results: The characterization of the investigated institutions revealed that the theme of spirituality was included in the organization of the majority of the documents, except for one private institution. The content analysis of the PCPs revealed that this theme was addressed in different aspects within the PCP, allowing the categorization of the content found into four main areas: institutional guidelines and principles; the spiritual dimension and the development of competencies in nursing education; organization of curriculum components (courses and syllabi); and the dimension of spirituality in outreach activities in nursing education. Conclusion: It is recommended to expand the study to more institutions and investigate the perception of students regarding the inclusion of these topics in the curriculum.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2023.
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