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Título: A pandemia da covid-19 e os impactos na vida de estudantes universitários : análise de similitude
Autor(es): Oliveira, Marcilhía de
Orientador(es): Antônio, Priscila da Silva
Assunto: Covid-19
Estudantes universitários
Saúde mental
Educação à distância
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 23-Out-2025
Referência: OLIVEIRA, Marcilhía de. A pandemia da covid-19 e os impactos na vida de estudantes universitários: análise de similitude. 2023. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Objetivo: Analisar nos depoimentos de estudantes universitários da Universidade de Brasília, o impacto da COVID-19 na vida cotidiana frente à suspensão das aulas presenciais, através do emprego dos verbos. Métodos: Estudo qualitativo descritivo, realizado na Universidade de Brasília entre o período de agosto de 2021 a agosto de 2022. Participaram do estudo quinze estudantes. Coleta de dados realizada por entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília (CAEE 47860921.60000.0030). Tratamentos dos dados pelo software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), com análise de similitude. Resultados: Na análise, destacaram-se os verbos “ficar”, “conseguir”, “voltar” e “achar”. O verbo “ficar” representa a paralisação da formação acadêmica em decorrência da pandemia, enquanto o verbo “conseguir” está relacionado a capacidade de concluir o curso e de retornar às atividades acadêmicas com êxito. Já o verbo “voltar” expressa o desejo de retornar ao que era antes, e o verbo “achar” revela o que os estudantes pensam sobre a suspensão das atividades presenciais na universidade. Os verbos pháticos que se destacaram foram “dever”, relacionado à obrigação moral e à autocobrança, e o “poder”, utilizado no sentido de permissão e de capacidade. Já o verbo phático “querer” foi diminuído, sendo empregado no sentido de ‘desejar’, visto que os entrevistados se limitaram a desejar apenas o que tinham antes do período pandêmico. Conclusão: Na análise de similitude, destacaram-se os verbos “ficar”, “conseguir”, “voltar” e “achar”, relacionados aos sentimentos de medo, dúvida, preocupação e ansiedade, que geraram angústias e incertezas em relação ao futuro acadêmico e profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2023.
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