| Campo Dublin Core | Valor | Língua |
| dc.contributor.advisor | Antônio, Priscila da Silva | - |
| dc.contributor.author | Oliveira, Marcilhía de | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcilhía de. A pandemia da covid-19 e os impactos na vida de estudantes universitários: análise de similitude. 2023. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2023. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Objetivo: Analisar nos depoimentos de estudantes universitários da Universidade de Brasília, o impacto da COVID-19 na vida cotidiana frente à suspensão das aulas presenciais, através do emprego dos verbos. Métodos: Estudo qualitativo descritivo, realizado na Universidade de Brasília entre o período de agosto de 2021 a agosto de 2022. Participaram do estudo quinze estudantes. Coleta de dados realizada por entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília (CAEE 47860921.60000.0030). Tratamentos dos dados pelo software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), com análise de similitude. Resultados: Na análise, destacaram-se os verbos “ficar”, “conseguir”, “voltar” e “achar”. O verbo “ficar” representa a paralisação da formação acadêmica em decorrência da pandemia, enquanto o verbo “conseguir” está relacionado a capacidade de concluir o curso e de retornar às atividades acadêmicas com êxito. Já o verbo “voltar” expressa o desejo de retornar ao que era antes, e o verbo “achar” revela o que os estudantes pensam sobre a suspensão das atividades presenciais na universidade. Os verbos pháticos que se destacaram foram “dever”, relacionado à obrigação moral e à autocobrança, e o “poder”, utilizado no sentido de permissão e de capacidade. Já o verbo phático “querer” foi diminuído, sendo empregado no sentido de ‘desejar’, visto que os entrevistados se limitaram a desejar apenas o que tinham antes do período pandêmico. Conclusão: Na análise de similitude, destacaram-se os verbos “ficar”, “conseguir”, “voltar” e “achar”, relacionados aos sentimentos de medo, dúvida, preocupação e ansiedade, que geraram angústias e incertezas em relação ao futuro acadêmico e profissional. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação à distância | pt_BR |
| dc.title | A pandemia da covid-19 e os impactos na vida de estudantes universitários : análise de similitude | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T22:08:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-23T22:08:44Z | - |
| dc.date.submitted | 2023-07-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/42018 | - |
| dc.language.iso | Português | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
| Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|