| Título: | O papel do assistente social no processo de inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar |
| Autor(es): | Santos, Samara Coutinho dos |
| Orientador(es): | Souza, Cristiano Guedes de |
| Assunto: | Assistentes sociais - prática profissional Políticas educacionais Pessoas com deficiência Inclusão escolar Assistentes sociais Psicólogo - prática profissional |
| Data de apresentação: | 17-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 23-Out-2025 |
| Referência: | SANTOS, Samara Coutinho dos. O papel do assistente social no processo de inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar. 2025. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso, é o resultado de uma análise
bibliográfica, que busca compreender a importância de incluir Assistentes Sociais e
Psicólogos na educação básica, com o objetivo de incluir de maneira eficiente,
crianças e adolescentes com deficiência inseridos no ensino regular. Dito isso, essa
monografia procura refletir sobre os desafios de institucionalizar políticas públicas
educacionais para uma educação mais inclusiva para pessoas com deficiência que
estão matriculadas no ensino básico regular, e os desafios de implementar a Lei n
o
13.935/2019, que rege a contratação de Assistentes Sociais e Psicólogos na rede de
ensino básico, para promover a igualdade e o acesso aos direitos que são
garantidos por lei. A escolha deste tema surgiu da curiosidade de entender o papel
dos Assistentes Sociais dentro do ambiente escolar e como pessoas com deficiência
estão sendo assistidas no ensino regular, como por exemplo, se suas necessidades
estão sendo assistidas, se o ambiente escolar possui acessibilidade, e se crianças e
adolescentes estão participando das atividades escolares junto com outros alunos
que não possuem deficiência, promovendo assim a inclusão e a igualdade. Com
base nisso, este trabalho identificou as lacunas presentes nesse processo de
inclusão, os desafios e as intervenções dos Assistentes Sociais presentes na
educação básica para a inclusão de forma efetiva. |
| Abstract: | This Course Conclusion Paper is the result of a bibliographical analysis, which seeks
to understand the importance of including Social Workers and Psychologists in basic
education, with the aim of efficiently including children and adolescents with
disabilities included in regular education. That said, this monograph seeks to reflect
on the challenges of institutionalizing public educational policies for a more inclusive
education for people with disabilities who are enrolled in regular basic education, and
the challenges of implementing Law no. 13,935/2019, which governs the hiring of
Assistants Social and Psychologists in the basic education network, to promote
equality and access to rights that are guaranteed by law. The choice of this theme
arose from the curiosity of understanding the role of Social Workers within the school
environment and how people with disabilities are being assisted in regular education,
such as whether their needs are being met, whether the school environment is
accessible, and whether Children and adolescents are participating in school
activities alongside other students who do not have disabilities, thus promoting
inclusion and equality. Based on this, this work identified the gaps present in this
inclusion process, the challenges and interventions of Social Workers present in
basic education for effective inclusion. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.