Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/42007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_JoaoOtavioDaCunhaAlves_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996: o curso de Serviço Social noturno da UnB em questão
Autor(es): Alves, João Otávio da Cunha
Orientador(es): Soares, Raí Vieira
Assunto: Assistentes sociais - formação profissional
Serviço social - estudo e ensino
Universidade de Brasília (UnB) - Serviço Social
Ensino superior
Data de apresentação: 24-Fev-2025
Data de publicação: 23-Out-2025
Referência: ALVES, João Otávio da Cunha. A formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996: o curso de Serviço Social noturno da UnB em questão. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho analisa a formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) de 1996, tendo como objeto de estudo o curso noturno de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa investiga como essas diretrizes estruturam a formação acadêmica e profissional dos assistentes sociais, considerando os desafios impostos pelo avanço do neoliberalismo e do neoconservadorismo. Os resultados indicam que, embora o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso mantenha-se alinhado às diretrizes da ABEPSS, enfatizando uma formação crítica e articulada com a realidade social, o curso enfrenta desafios estruturais que ultrapassam as dificuldades de permanência estudantil, envolvendo também a insuficiência de recursos institucionais, a sobrecarga docente e discentes e obstáculos na articulação entre teoria e prática. Conclui-se que a defesa do ensino superior público e crítico é essencial para a formação de assistentes sociais comprometidos com a justiça social, destacando-se o curso noturno da UnB como um espaço estratégico nesse processo, apesar das dificuldades enfrentadas.
Abstract: This study analyzes professional education in Social Work based on the 1996 Curricular Guidelines of the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work (ABEPSS), focusing on the evening Social Work program at the University of Brasília (UnB). The research investigates how these guidelines structure the academic and professional training of social workers, considering the challenges posed by the advancement of neoliberalism and neoconservatism. The results indicate that, although the Political-Pedagogical Project (PPP) of the program remains aligned with ABEPSS guidelines, emphasizing critical education connected to social reality, the course faces structural challenges that go beyond student retention issues, also involving insufficient institutional resources, teacher and student overload, and difficulties in linking theory with practice. It is concluded that the defense of public and critical higher education is essential for the training of social workers committed to social justice, with the UnB evening program standing out as a strategic space in this process despite the challenges encountered.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.