| Título: | A formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996: o curso de Serviço Social noturno da UnB em questão |
| Autor(es): | Alves, João Otávio da Cunha |
| Orientador(es): | Soares, Raí Vieira |
| Assunto: | Assistentes sociais - formação profissional Serviço social - estudo e ensino Universidade de Brasília (UnB) - Serviço Social Ensino superior |
| Data de apresentação: | 24-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 23-Out-2025 |
| Referência: | ALVES, João Otávio da Cunha. A formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996: o curso de Serviço Social noturno da UnB em questão. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho analisa a formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes
Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) de
1996, tendo como objeto de estudo o curso noturno de Serviço Social da Universidade de
Brasília (UnB). A pesquisa investiga como essas diretrizes estruturam a formação acadêmica e
profissional dos assistentes sociais, considerando os desafios impostos pelo avanço do
neoliberalismo e do neoconservadorismo. Os resultados indicam que, embora o Projeto
Político-Pedagógico (PPP) do curso mantenha-se alinhado às diretrizes da ABEPSS,
enfatizando uma formação crítica e articulada com a realidade social, o curso enfrenta desafios
estruturais que ultrapassam as dificuldades de permanência estudantil, envolvendo também a
insuficiência de recursos institucionais, a sobrecarga docente e discentes e obstáculos na
articulação entre teoria e prática. Conclui-se que a defesa do ensino superior público e crítico é
essencial para a formação de assistentes sociais comprometidos com a justiça social,
destacando-se o curso noturno da UnB como um espaço estratégico nesse processo, apesar das
dificuldades enfrentadas. |
| Abstract: | This study analyzes professional education in Social Work based on the 1996 Curricular
Guidelines of the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work (ABEPSS),
focusing on the evening Social Work program at the University of Brasília (UnB). The research
investigates how these guidelines structure the academic and professional training of social
workers, considering the challenges posed by the advancement of neoliberalism and
neoconservatism. The results indicate that, although the Political-Pedagogical Project (PPP) of
the program remains aligned with ABEPSS guidelines, emphasizing critical education
connected to social reality, the course faces structural challenges that go beyond student
retention issues, also involving insufficient institutional resources, teacher and student
overload, and difficulties in linking theory with practice. It is concluded that the defense of
public and critical higher education is essential for the training of social workers committed to
social justice, with the UnB evening program standing out as a strategic space in this process
despite the challenges encountered. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Serviço Social
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