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dc.contributor.advisorSoares, Raí Vieira-
dc.contributor.authorAlves, João Otávio da Cunha-
dc.identifier.citationALVES, João Otávio da Cunha. A formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996: o curso de Serviço Social noturno da UnB em questão. 2025. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) de 1996, tendo como objeto de estudo o curso noturno de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa investiga como essas diretrizes estruturam a formação acadêmica e profissional dos assistentes sociais, considerando os desafios impostos pelo avanço do neoliberalismo e do neoconservadorismo. Os resultados indicam que, embora o Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso mantenha-se alinhado às diretrizes da ABEPSS, enfatizando uma formação crítica e articulada com a realidade social, o curso enfrenta desafios estruturais que ultrapassam as dificuldades de permanência estudantil, envolvendo também a insuficiência de recursos institucionais, a sobrecarga docente e discentes e obstáculos na articulação entre teoria e prática. Conclui-se que a defesa do ensino superior público e crítico é essencial para a formação de assistentes sociais comprometidos com a justiça social, destacando-se o curso noturno da UnB como um espaço estratégico nesse processo, apesar das dificuldades enfrentadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociais - formação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordServiço social - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Serviço Socialpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.titleA formação profissional em Serviço Social a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996: o curso de Serviço Social noturno da UnB em questãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-23T19:49:34Z-
dc.date.available2025-10-23T19:49:34Z-
dc.date.submitted2025-02-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/42007-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study analyzes professional education in Social Work based on the 1996 Curricular Guidelines of the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work (ABEPSS), focusing on the evening Social Work program at the University of Brasília (UnB). The research investigates how these guidelines structure the academic and professional training of social workers, considering the challenges posed by the advancement of neoliberalism and neoconservatism. The results indicate that, although the Political-Pedagogical Project (PPP) of the program remains aligned with ABEPSS guidelines, emphasizing critical education connected to social reality, the course faces structural challenges that go beyond student retention issues, also involving insufficient institutional resources, teacher and student overload, and difficulties in linking theory with practice. It is concluded that the defense of public and critical higher education is essential for the training of social workers committed to social justice, with the UnB evening program standing out as a strategic space in this process despite the challenges encountered.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



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