Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41997
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AnaCarolineDaRochaBraz_tcc.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rupyl : o uso de programação em blocos para modelos robóticos educacionais
Autor(es): Braz, Ana Caroline da Rocha
Orientador(es): Koike, Carla Maria Chagas e Cavalcante
Coorientador(es): Viana, Dianne Magalhães
Assunto: Programação (Computadores)
Robótica
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 18-Jun-2025
Data de publicação: 22-Out-2025
Referência: BRAZ, Ana Caroline da Rocha. Rupyly: o uso de programação em blocos para modelos robóticos educacionais. 2025. 134 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento do software Rupyly, um ambiente de programação em blocos que visa facilitar o ensino de robótica educacional através da integração entre software (baseado em Blockly, com bibliotecas modulares e geração de código em C) e hardware (plataforma Arduino via Arduino CLI). Criado para reduzir as barreiras de entrada na programação e no pensamento computacional, o Rupyly oferece uma interface intuitiva que permite a iniciantes criar e executar lógicas de programação para serem usados em modelos educacionais robóticos. Testes de usabilidade e implementações realizados pelos membros do grupo de pesquisa Ereko, e pessoas que nunca tiveram contato com programação em blocos e/ou arduino, mostram a sua eficácia em reduzir barreiras cognitivas e sintáticas, aumentar a motivação e o engajamento dos aprendizes, e consolidar a compreensão de conceitos de programação e robótica. O projeto demonstra ser uma ferramenta educacional valiosa, com potencial para futuras expansões e aprimoramentos.
Abstract: This paper describes the development of Rupyly, a block-based programming environment that aims to facilitate the teaching of educational robotics through the integration of software (based on Blockly, with modular libraries and code generation in C) and hardware (Arduino platform via Arduino CLI). Created to reduce the barriers to entry in programming and computational thinking, Rupyly offers an intuitive interface that allows beginners to create and execute programming logic for use in educational robotics models. Usability tests and implementations conducted by members of the Ereko research group, as well as by individuals who have never had contact with block-based programming and/or Arduino, demonstrate its effectiveness in reducing cognitive and syntactical barriers, increasing learner motivation and engagement, and consolidating understanding of programming and robotics concepts. The project proves to be a valuable educational tool, with potential for future expansion and improvements.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.