Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_NicolleMariaGuimaraesFreitas_tcc.pdf9,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de contos populares europeus e africanos da época moderna em sala de aula
Autor(es): Freitas, Nicolle Maria Guimarães
Orientador(es): Bezzi, Marina Thomé
Assunto: História - estudo e ensino
Material didático
Contos
Estudantes - autonomia
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 22-Out-2025
Referência: FREITAS, Nicolle Maria Guimarães. O uso de contos populares europeus e africanos da época moderna em sala de aula. 2025. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso desenvolve um material didático destinado ao ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental, integrando a unidade temática “O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fundamentado na história social e cultural e na análise comparativa de fontes primárias, o estudo utiliza os contos “O mestre de botas ou O gato de botas” e “Niani” para promover uma abordagem pedagógica ativa e investigativa. Como resultado, o material didático elaborado busca promover o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes na análise histórica, permitindo-lhes compreender as diferenças e semelhanças culturais entre as sociedades europeias e africanas da Época Moderna. Assim, o trabalho enfatiza uma prática de ensino baseada no diálogo entre teoria e prática com os estudantes.
Abstract: This undergraduate thesis develops didactic material for teaching history in the final years of elementary school, integrating the thematic unit “The modern world and the connection between African, American, and European societies” from the National Common Curricular Base (BNCC). Grounded in Social and Cultural History and the comparative analysis of primary sources, the study employs the tales “The Master of Boots or Puss in Boots” and “Niani” to foster an active and investigative pedagogical approach. As a result, the developed didactic material promoted the development of critical thinking and autonomy among students in historical analysis, enabling them to understand the cultural differences and similarities between European and African societies in the Early Modern Period. Thus, the project emphasizes a teaching practice based on the dialogue between theory and practice with students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.