| Título: | O uso de contos populares europeus e africanos da época moderna em sala de aula |
| Autor(es): | Freitas, Nicolle Maria Guimarães |
| Orientador(es): | Bezzi, Marina Thomé |
| Assunto: | História - estudo e ensino Material didático Contos Estudantes - autonomia |
| Data de apresentação: | 20-Fev-2025 |
| Data de publicação: | 22-Out-2025 |
| Referência: | FREITAS, Nicolle Maria Guimarães. O uso de contos populares europeus e africanos da época moderna em sala de aula. 2025. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso desenvolve um material didático
destinado ao ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental, integrando a
unidade temática “O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas
e europeias” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fundamentado na história
social e cultural e na análise comparativa de fontes primárias, o estudo utiliza os contos
“O mestre de botas ou O gato de botas” e “Niani” para promover uma abordagem
pedagógica ativa e investigativa. Como resultado, o material didático elaborado busca
promover o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes na
análise histórica, permitindo-lhes compreender as diferenças e semelhanças culturais
entre as sociedades europeias e africanas da Época Moderna. Assim, o trabalho enfatiza
uma prática de ensino baseada no diálogo entre teoria e prática com os estudantes. |
| Abstract: | This undergraduate thesis develops didactic material for teaching history in the
final years of elementary school, integrating the thematic unit “The modern world and the
connection between African, American, and European societies” from the National
Common Curricular Base (BNCC). Grounded in Social and Cultural History and the
comparative analysis of primary sources, the study employs the tales “The Master of
Boots or Puss in Boots” and “Niani” to foster an active and investigative pedagogical
approach. As a result, the developed didactic material promoted the development of
critical thinking and autonomy among students in historical analysis, enabling them to
understand the cultural differences and similarities between European and African
societies in the Early Modern Period. Thus, the project emphasizes a teaching practice
based on the dialogue between theory and practice with students. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | História
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.