Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_NicolleMariaGuimaraesFreitas_tcc.pdf9,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBezzi, Marina Thomé-
dc.contributor.authorFreitas, Nicolle Maria Guimarães-
dc.identifier.citationFREITAS, Nicolle Maria Guimarães. O uso de contos populares europeus e africanos da época moderna em sala de aula. 2025. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso desenvolve um material didático destinado ao ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental, integrando a unidade temática “O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fundamentado na história social e cultural e na análise comparativa de fontes primárias, o estudo utiliza os contos “O mestre de botas ou O gato de botas” e “Niani” para promover uma abordagem pedagógica ativa e investigativa. Como resultado, o material didático elaborado busca promover o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes na análise histórica, permitindo-lhes compreender as diferenças e semelhanças culturais entre as sociedades europeias e africanas da Época Moderna. Assim, o trabalho enfatiza uma prática de ensino baseada no diálogo entre teoria e prática com os estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordContospt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - autonomiapt_BR
dc.titleO uso de contos populares europeus e africanos da época moderna em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T12:54:16Z-
dc.date.available2025-10-22T12:54:16Z-
dc.date.submitted2025-02-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41990-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This undergraduate thesis develops didactic material for teaching history in the final years of elementary school, integrating the thematic unit “The modern world and the connection between African, American, and European societies” from the National Common Curricular Base (BNCC). Grounded in Social and Cultural History and the comparative analysis of primary sources, the study employs the tales “The Master of Boots or Puss in Boots” and “Niani” to foster an active and investigative pedagogical approach. As a result, the developed didactic material promoted the development of critical thinking and autonomy among students in historical analysis, enabling them to understand the cultural differences and similarities between European and African societies in the Early Modern Period. Thus, the project emphasizes a teaching practice based on the dialogue between theory and practice with students.pt_BR
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.