| Título: | A arbitragem com a administração pública brasileira : uma leitura comparativa e propositiva para o aperfeiçoamento do atual modelo normativo |
| Autor(es): | Oliveira, Yara Soares |
| Orientador(es): | Rivera, Amanda Athayde Linhares Martins |
| Assunto: | Arbitragem (Processo civil) Administração pública Direito comparado |
| Data de apresentação: | 18-Jun-2025 |
| Data de publicação: | 22-Out-2025 |
| Referência: | OLIVEIRA, Yara Soares. A arbitragem com a administração pública brasileira: uma leitura comparativa e propositiva para o aperfeiçoamento do atual modelo normativo. 2025. 130 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O presente estudo examina criticamente o procedimento de arbitragem envolvendo a
administração pública brasileira para fins de identificar os limites e as potencialidades do
modelo regulatório vigente, de modo a propor caminhos para um devido aprimoramento
normativo no contexto local. A partir da promulgação da Lei n.º 13.129/2015, que reformou a
atual Lei de Arbitragem (Lei n.º 9.307/1996), consolidou-se a possibilidade de utilização do
procedimento de arbitragem pela administração pública nacional para dissolver controvérsias
sobre direitos patrimoniais disponíveis. No entanto, sua aplicação prática ainda se mostra
incipiente, dificultada por sensíveis entraves regulatórios, déficits institucionais e
inseguranças jurídicas. Em tais termos, ao utilizar uma abordagem qualitativa e comparada –
esta que envolve análise normativa, revisão doutrinária e levantamento de dados empíricos –,
a presente pesquisa ousa investigar experiências internacionais relevantes (com destaque para
países como França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos, Argentina,
Uruguai, Japão e China), de modo a extrair subsídios para a reflexão crítica do desenho
procedimental brasileiro. De tal modo, conclui-se que a efetividade da arbitragem com a
administração pública brasileira exige muito mais do que uma simples autorização legal, uma
vez que tal instituto também demande uma arquitetura normativa coerente, com capacitação
técnica dos agentes públicos envolvidos e devido emprego dos mecanismos de controle
adequados. Nesse sentido, propõem-se diretrizes para a reformulação do modelo regulatório
vigente, com vistas a torná-lo mais funcional, transparente e aderente às especificidades do
setor público, diferenciando-o da arbitragem privada e fortalecendo seu papel como
instrumento legítimo de resolução qualificada de conflitos no âmbito da administração
pública nacional. |
| Abstract: | This study critically examines the arbitration procedure involving the Brazilian public
administration in order to identify the limits and potentialities of the current regulatory model,
with a view to proposing avenues for appropriate normative improvement within the domestic
context. Following the enactment of Law No. 13,129/2015, which amended the Brazilian
Arbitration Act (Law No. 9,307/1996), the possibility for public administration entities to
resort to arbitration for the resolution of disputes concerning disposable patrimonial rights
was formally consolidated. Nevertheless, its practical application remains incipient, hindered
by significant regulatory barriers, institutional shortcomings, and legal uncertainties. In this
regard, through a qualitative and comparative approach – encompassing normative analysis,
doctrinal review, and empirical data collection – this research seeks to explore relevant
international experiences (notably in countries such as France, Italy, Germany, the United
Kingdom, Portugal, the United States, Argentina, Uruguay, Japan and China), in order to draw
insights for a critical reassessment of the Brazilian procedural design. It is therefore
concluded that the effectiveness of arbitration involving the Brazilian public administration
requires far more than mere legal authorization, as the proper functioning of this mechanism
also depends on a coherent normative framework, adequate technical training for public
officials, and the proper deployment of control mechanisms. Accordingly, this study proposes
guidelines for the reformulation of the current regulatory model, aiming to render it more
functional, transparent, and responsive to the specificities of the public sector – thereby
distinguishing it from private arbitration and enhancing its role as a legitimate instrument for
the qualified resolution of disputes within the national public administration. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025. |
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| Aparece na Coleção: | Direito
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