Título: | Cashback tributário e regressividade : análise à luz da experiência comparada |
Autor(es): | Neves, Natália Bessoni Ramos |
Orientador(es): | Borges, Antônio de Moura |
Assunto: | Tributos Impostos - arrecadação Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços Reforma tributária |
Data de apresentação: | 3-Jul-2025 |
Data de publicação: | 16-Out-2025 |
Referência: | NEVES, Natália Bessoni Ramos. Cashback tributário e regressividade: análise à luz da experiência
comparada. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | O presente trabalho analisa criticamente o potencial do cashback tributário, previsto pela
Emenda Constitucional nº 132/2023 e regulamentado pela Lei Complementar nº 214/2025,
como instrumento de mitigação da regressividade estrutural do sistema tributário brasileiro.
Parte-se do reconhecimento de que a centralidade dos tributos sobre o consumo perpetua
desigualdades sociais e limita a justiça fiscal, contexto no qual estratégias tradicionais de
isenção se mostraram ineficazes para proteger as camadas de menor renda. Para avaliar a
efetividade do cashback, o estudo articula análise normativa, revisão bibliográfica e
comparação com experiências como o Programa Devolve ICMS do Rio Grande do Sul e
modelos implementados em países como Canadá, Equador, Colômbia, Argentina e Uruguai.
Os resultados indicam que, embora o cashback represente avanço institucional ao focalizar a
devolução de tributos para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, sua capacidade
redistributiva é limitada por critérios de elegibilidade restritivos e pela manutenção de
benefícios universais, como a alíquota zero para produtos da cesta básica. A análise comparada
evidencia que modelos híbridos, nos quais convivem devoluções focalizadas e isenções amplas,
como adotados no Brasil e em outros países latino-americanos, tendem a fragmentar o impacto
redistributivo e elevar o custo fiscal, beneficiando também estratos de renda média e alta. As
experiências subnacionais, como o Devolve ICMS, mostram ganhos em formalização do
consumo e acesso ao benefício, mas também revelam desafios operacionais significativos,
desde defasagens cadastrais até barreiras tecnológicas e fraudes.
Conclui-se que o cashback tributário, nos moldes aprovados, constitui avanço relevante na
agenda de justiça fiscal, mas se mostra insuficiente para reverter a regressividade estrutural do
sistema tributário brasileiro. O potencial redistributivo dessa política depende do
aprimoramento dos mecanismos de focalização, integração de cadastros sociais, monitoramento
dos custos fiscais e de reformas complementares sobre renda e patrimônio que promovam maior
progressividade e equidade no sistema tributário nacional. |
Abstract: | This thesis critically analyzes the potential of the tax cashback mechanism, established by
Constitutional Amendment No. 132/2023 and regulated by Complementary Law No. 214/2025,
as an instrument for mitigating the structural regressivity of the Brazilian tax system. The
research starts from the recognition that the centrality of consumption taxes perpetuates social
inequalities and limits fiscal justice, given the historical ineffectiveness of traditional exemption
policies in protecting low-income groups. The study employs a normative analysis, literature
review, and comparison with national and international experiences, such as the Devolve ICMS
Program in Rio Grande do Sul and models implemented in Canada, Ecuador, Colombia,
Argentina, and Uruguay.
The findings indicate that, although cashback represents an institutional advance by targeting
the refund of taxes to low-income families enrolled in CadÚnico, its redistributive capacity is
limited by restrictive eligibility criteria and the maintenance of universal benefits, such as the
zero-rate for basic food products. Comparative analysis shows that hybrid models, combining
targeted refunds and broad exemptions, tend to fragment redistributive impact and increase
fiscal cost, also benefiting middle- and high-income groups. Subnational experiences, such as
Devolve ICMS, demonstrate gains in formalization and access to benefits, but also reveal
significant operational challenges, from registration lags to technological barriers and fraud.
It is concluded that, as approved, the tax cashback constitutes a relevant step towards fiscal
justice, but is insufficient, on its own, to reverse the structural regressivity of the Brazilian tax
system. The redistributive potential of this policy depends on improving targeting mechanisms,
integrating social registries, monitoring fiscal costs, and implementing complementary reforms
on income and wealth to promote greater progressivity and equity in the national tax system. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025. |
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