Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41937
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_LuizaRafaelaVasconcelosChaffim_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRosas, Eduarda Moraes Chacon-
dc.contributor.authorChaffim, Luiza Rafaela Vasconcelos-
dc.identifier.citationCHAFFIM, Luiza Rafaela Vasconcelos. Regulação da influência digital no Brasil: desafios jurídicos na responsabilização civil de influenciadores. 2025. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a complexa atuação dos influenciadores digitais na sociedade hiperconectada, abordando os desafios regulatórios e as implicações da responsabilidade civil. A investigação justifica-se pelo crescimento exponencial da influência digital como profissão no Brasil, que molda comportamentos e movimenta uma economia substancial. Ressalta-se a necessidade de aprofundar o estudo sobre a interação entre o direito e o ambiente digital, especialmente na proteção de usuários e na delimitação de responsabilidades diante da rápida evolução e informalidade do setor. O problema central é identificar como a ausência de uma regulação específica impacta o sistema de responsabilidade civil desses profissionais, levantando a hipótese de que essa lacuna gera incertezas jurídicas e vulnerabilidades. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica, documental, legislativa e jurisprudencial, focando nas discussões mais recentes e propostas regulatórias nacionais e pontualmente internacionais. O trabalho analisa normativas vigentes, além de casos práticos e esforços doutrinários. A estrutura da pesquisa aborda a ascensão dos influenciadores, seus tipos e impacto econômico e sociopolítico, bem como os riscos associados à sua atuação. Posteriormente, examina o cenário de desregulação no Brasil, a atividade publicitária, o papel do CONAR e a aplicação das disposições do Código Civil, do CDC e da LGPD na responsabilidade civil dos influenciadores e demais agentes. Por fim, se dedica a propostas regulatórias e debates em andamento no Brasil e internacionalmente, analisando a necessidade de um marco regulatório específico que concilie proteção de direitos, inovação e liberdade de expressão, além de prognósticos para o futuro da regulação e o papel do letramento digital.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade civilpt_BR
dc.titleRegulação da influência digital no Brasil : desafios jurídicos na responsabilização civil de influenciadorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-15T15:23:19Z-
dc.date.available2025-10-15T15:23:19Z-
dc.date.submitted2025-07-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41937-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research investigates the complex role of digital influencers in a hyperconnected society, addressing regulatory challenges and the implications of civil liability. The investigation is justified by the exponential growth of digital influence as a profession in Brazil, which shapes behavior and drives a substantial economy. The research highlights the need to further study the interaction between law and the digital environment, especially in protecting users and defining responsibilities in the face of the sector's rapid evolution and informality. The central problem is to identify how the absence of specific regulation impacts the civil liability system of these professionals, raising the hypothesis that this gap generates legal uncertainties and vulnerabilities. The methodology includes bibliographic, documentary, legislative, and jurisprudential research, focusing on the most recent discussions and national and, occasionally, international regulatory proposals. The work analyzes current regulations, as well as practical cases and doctrinal efforts. The structure of the research addresses the rise of influencers, their types, and their economic and sociopolitical impact, as well as the risks associated with their activities. Subsequently, it examines the scenario of deregulation in Brazil, advertising activity, the role of CONAR, and the application of the provisions of the Civil Code, CDC, and LGPD in the civil liability of influencers and other agents. The study addresses regulatory proposals and ongoing debates in Brazil and internationally, analyzing the need for a specific regulatory framework that reconciles the protection of rights, innovation, and freedom of expression, as well as prognoses for the future of regulation and the role of digital literacy.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.