Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41911
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_FrancisGomesRoos_tcc.pdf759,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A consensualidade no ensino jurídico e a busca da pacificação social : um caminho eficaz como alternativa à cultura da judicialização
Autor(es): Roos, Francis Gomes
Orientador(es): Costa Neto, João
Assunto: Conflitos e confrontos
Judicialização
Resolução de disputa (Direito)
Data de apresentação: 18-Jul-2025
Data de publicação: 14-Out-2025
Referência: ROOS, Francis Gomes. A consensualidade no ensino jurídico e a busca da pacificação social: um caminho eficaz como alternativa à cultura da judicialização. 2025. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A crescente judicialização dos conflitos no Brasil tem impulsionado, de maneira significativa, a adoção de métodos adequados de solução de controvérsias, entre os quais se destacam a conciliação, a mediação e a negociação. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar a necessidade de atenuar a cultura da judicialização como meio único de resolução de conflitos, por meio da integração de meios não adversariais nos currículos de Direito. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental, com ênfase em textos normativos, doutrinários e dados estatísticos. Defende-se que a inserção efetiva desses métodos nos currículos dos cursos de Direito é condição essencial para a formação de profissionais mais aptos à atuação colaborativa, comprometidos com a pacificação social e com a promoção do acesso à justiça de forma célere e eficaz. Conclui-se, por fim, que, não obstante os avanços normativos e institucionais, a consolidação de uma nova cultura jurídica exige a reformulação do ensino jurídico e a valorização das habilidades comunicacionais e empáticas dos profissionais do Direito.
Abstract: The increasing judicialization of conflicts in Brazil has significantly driven the adoption of appropriate methods for dispute resolution, notably conciliation, mediation, and negotiation. In this context, the present study aims to demonstrate the necessity of mitigating the culture of judicialization as the sole means of conflict resolution by integrating non-adversarial methods into law school curricula. To this end, bibliographic and documentary research was conducted, emphasizing normative texts, doctrinal writings, and statistical data. It is argued that the effective inclusion of these methods in law courses is essential for training professionals better equipped for collaborative practice, committed to social pacification, and to promoting access to justice in a swift and effective manner. The study concludes that, despite normative and institutional advancements, consolidating a new legal culture requires a reformulation of legal education and the enhancement of communication and empathetic skills among legal professionals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.