Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41899
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_BrunaMuinhosBarnes_tcc.pdf778,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interpretação constitucional à luz de normas do direito internacional : um estudo de caso acerca da decisão da Suprema Corte Britânica sobre o Tratado de Parceria de Asilo Reino Unido-Ruanda
Autor(es): Barnes, Bruna Muinhos
Orientador(es): Benvindo, Juliano Zaiden
Assunto: Direitos fundamentais
Direito internacional
Suprema Corte Britânica
Refugiados
Data de apresentação: 16-Jul-2025
Data de publicação: 13-Out-2025
Referência: BARNES, Bruna Muinhos. Interpretação constitucional à luz de normas do direito internacional: um estudo de caso acerca da decisão da Suprema Corte Britânica sobre o Tratado de Parceria de Asilo Reino Unido-Ruanda. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo objetiva fazer uma análise crítica do Tratado de Parceria de Asilo Reino Unido Ruanda a partir da decisão da Suprema Corte Britânica que concluiu pela incompatibilidade do referido tratado com a ordem jurídica e constitucional Britânica. A partir de conceitos e princípios do direito internacional, a Suprema Corte Britânica interpretou a legalidade do tratado, e, por meio de um apanhado bibliográfico e histórico, esta pesquisa busca demonstrar como o Tratado de Parceria de Asilo Reino Unido-Ruanda foi firmado como uma forma de terceirizar as obrigações humanitárias do Reino Unido, conforme uma tendência das últimas décadas entre os países europeus. Neste cenário, a decisão da Suprema Corte Britânica se mostrou como um meio de frear os abusos humanitários pretendidos pela administração pública do Reino Unido, por meio de uma interpretação constitucional que buscou preservar princípios e regras do direito internacional.
Abstract: This study aims to provide a critical analysis of the UK-Rwanda Asylum Partnership Treaty based on the ruling by the British Supreme Court, which found the treaty to be unlawful under the British legal and constitutional order. Drawing on concepts and principles of international law, the British Supreme Court assessed the legality of the treaty, and through a historical and bibliographic overview, this research seeks to demonstrate how the UK-Rwanda Asylum Partnership Treaty was established as a way to outsource the United Kingdom’s humanitarian responsibilities, in line with a trend seen among European countries in recent decades. In this context, the decision by the British Supreme Court emerged as a means to cease humanitarian abuses pursued by the UK public administration, through a constitutional interpretation aimed at preserving principles and norms of international law.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.