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Título: Uma análise da motivação de discentes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) sob a ótica da Teoria da Autodeterminação
Autor(es): Mohamed, Taynara Cristiny Veras
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Motivação na educação
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Teoria da autodeterminação e motivação
Data de apresentação: 28-Jan-2025
Data de publicação: 9-Out-2025
Referência: MOHAMED, Taynara Cristiny Veras. Uma análise da motivação de discentes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) sob a ótica da Teoria da Autodeterminação. 2025. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Este estudo objetivou analisar a motivação dos discentes de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB), considerando variáveis como idade, gênero e os diferentes tipos de motivação presentes na trajetória acadêmica. A Teoria da Autodeterminação foi utilizada como arcabouço teórico para compreender os fatores que impulsionam ou dificultam o engajamento estudantil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários nos meios digitais e em salas de aula, abrangendo uma amostra composta por 305 estudantes, distribuídos entre o 1° e o 14° período do curso. Os resultados indicaram que 61% dos participantes escolheram o curso por afinidade intrínseca, enquanto 39% foram influenciados por fatores externos, como pressão familiar, oportunidades no mercado de trabalho ou disponibilidade de vagas. Fatores demográficos, como tempo de deslocamento até a universidade, carga de trabalho e contexto socioeconômico, foram identificados como elementos que afetam diretamente a motivação intrínseca dos alunos, reduzindo seu engajamento acadêmico. Esses aspectos podem resultar em menor dedicação aos estudos, impactando negativamente o comprometimento acadêmico e contribuindo para o aumento da taxa de evasão entre os discentes. Além disso, percebeu-se que a identificação pessoal com o curso desempenha papel crucial no desempenho acadêmico, especialmente em contextos de elevada pressão externa ou fatores adversos. Conclui-se que o fortalecimento da motivação intrínseca é essencial para melhorar o desempenho acadêmico e a permanência dos discentes no curso, sendo necessário adotar estratégias institucionais inclusivas e a continuidade dos projetos de extensão que contemplem tanto os fatores individuais quanto os contextuais, promovendo um ambiente acadêmico mais acolhedor
Abstract: This study aimed to analyze the motivation of Accounting under graduation students at the University of Brasília (UnB), considering variables such as age, gender, and the different types of motivation present in their academic trajectory. Self-Determination Theory was used as a theoretical framework to understand the factors that drive or hinder student engagement. The research involved applying questionnaires digitally and in classrooms, covering a sample of 305 students, distributed between the 1st and 14th semesters of the course. The results indicated that 61% of the participants chose the course due to intrinsic affinity, while 39% were influenced by external factors, such as family pressure, job market opportunities, or availability of vacancies. Demographic factors, such as commute time to the university, workload, and socioeconomic context, were identified as elements that directly affect students' intrinsic motivation, reducing their academic engagement. These aspects can result in less dedication to studies, negatively impacting academic commitment and contributing to an increase in the dropout rate among students. In addition, it was noticed that personal identification with the course plays a crucial role in academic performance, especially in contexts of high external pressure or adverse factors. It is concluded that strengthening intrinsic motivation is essential to improve academic performance and student retention in the course, and it is necessary to adopt inclusive institutional strategies and the continuity of extension projects that contemplate both individual and contextual factors, promoting a more welcoming academic environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.
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