Título: | Uma análise da motivação de discentes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) sob a ótica da Teoria da Autodeterminação |
Autor(es): | Mohamed, Taynara Cristiny Veras |
Orientador(es): | Guerra, Mariana |
Assunto: | Motivação na educação Estudantes universitários - Ciências Contábeis Teoria da autodeterminação e motivação |
Data de apresentação: | 28-Jan-2025 |
Data de publicação: | 9-Out-2025 |
Referência: | MOHAMED, Taynara Cristiny Veras. Uma análise da motivação de discentes de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) sob a ótica da Teoria da Autodeterminação. 2025. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar a motivação dos discentes de graduação em Ciências Contábeis
da Universidade de Brasília (UnB), considerando variáveis como idade, gênero e os diferentes
tipos de motivação presentes na trajetória acadêmica. A Teoria da Autodeterminação foi
utilizada como arcabouço teórico para compreender os fatores que impulsionam ou dificultam
o engajamento estudantil. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários
nos meios digitais e em salas de aula, abrangendo uma amostra composta por 305 estudantes,
distribuídos entre o 1° e o 14° período do curso. Os resultados indicaram que 61% dos
participantes escolheram o curso por afinidade intrínseca, enquanto 39% foram influenciados
por fatores externos, como pressão familiar, oportunidades no mercado de trabalho ou
disponibilidade de vagas. Fatores demográficos, como tempo de deslocamento até a
universidade, carga de trabalho e contexto socioeconômico, foram identificados como
elementos que afetam diretamente a motivação intrínseca dos alunos, reduzindo seu
engajamento acadêmico. Esses aspectos podem resultar em menor dedicação aos estudos,
impactando negativamente o comprometimento acadêmico e contribuindo para o aumento da
taxa de evasão entre os discentes. Além disso, percebeu-se que a identificação pessoal com o
curso desempenha papel crucial no desempenho acadêmico, especialmente em contextos de
elevada pressão externa ou fatores adversos. Conclui-se que o fortalecimento da motivação
intrínseca é essencial para melhorar o desempenho acadêmico e a permanência dos discentes
no curso, sendo necessário adotar estratégias institucionais inclusivas e a continuidade dos
projetos de extensão que contemplem tanto os fatores individuais quanto os contextuais,
promovendo um ambiente acadêmico mais acolhedor |
Abstract: | This study aimed to analyze the motivation of Accounting under graduation students at the
University of Brasília (UnB), considering variables such as age, gender, and the different
types of motivation present in their academic trajectory. Self-Determination Theory was used
as a theoretical framework to understand the factors that drive or hinder student engagement.
The research involved applying questionnaires digitally and in classrooms, covering a sample
of 305 students, distributed between the 1st and 14th semesters of the course. The results
indicated that 61% of the participants chose the course due to intrinsic affinity, while 39%
were influenced by external factors, such as family pressure, job market opportunities, or
availability of vacancies. Demographic factors, such as commute time to the university,
workload, and socioeconomic context, were identified as elements that directly affect
students' intrinsic motivation, reducing their academic engagement. These aspects can result
in less dedication to studies, negatively impacting academic commitment and contributing to
an increase in the dropout rate among students. In addition, it was noticed that personal
identification with the course plays a crucial role in academic performance, especially in
contexts of high external pressure or adverse factors. It is concluded that strengthening
intrinsic motivation is essential to improve academic performance and student retention in the
course, and it is necessary to adopt inclusive institutional strategies and the continuity of
extension projects that contemplate both individual and contextual factors, promoting a more
welcoming academic environment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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