Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuizaFernandesLootensMachado_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design & psicanálise : a experiência do entre-dois
Autor(es): Machado, Luiza Fernandes Lootens
Orientador(es): Oliveira, Ana Mansur de
Assunto: Design
Psicanálise
Psicanálise e arte
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 8-Out-2025
Referência: MACHADO, Luiza Fernandes Lootens. Design & psicanálise: a experiência do entre-dois. 2022. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar possíveis contribuições da teoria psicanalítica para o processo de conceituação nos projetos de design, compreendido como o momento projetual em que questões de ordem simbólica são aprofundadas e manejadas pelo projetista, a fim de se alcançar uma síntese conceitual que norteará o processo criativo. A pesquisa se dividiu em duas partes. A primeira, focada exclusivamente na investigação acerca da conceituação nos processos de design, subdividiu-se em três momentos: (1) revisão bibliográfica do tópico; (2) análise de cinco metodologias de design gráfico, com o objetivo de compreender o lugar dado à conceituação em cada uma; e (3) entrevistas com cinco designers, buscando entender como abordam a questão da conceituação em suas práticas projetivas. Com base nos resultados encontrados nessa primeira parte da pesquisa, passou-se à segunda, focada na investigação de contribuições da teoria psicanalítica de orientação lacaniana para os desenvolvimentos teóricos e práticos sobre a atividade de conceituação no design. Assim, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que propõe aproximações conceituais originadas do cruzamento desses dois campos do conhecimento: design e psicanálise. Apesar do reconhecimento teórico acerca da centralidade da dimensão simbólica no design, identificou-se que essa questão ainda poder ser ampliada no que concerne às elaborações acerca da prática projetiva. Nesse sentido, perspectivas teóricas como a lacaniana, que se propõem a pensar a questão da linguagem com a delicadeza e a complexidade que dela fazem parte, podem ser frutíferas para ampliar e aprofundar as discussões contemporâneas de design.
Abstract: This research investigates contributions derived from the psychoanalytic theory to the process of conceptual design, understood as the project stage in which designers carefully analyse the symbolic aspects of the project, in order to reach a conceptual synthesis that will guide the creative process. The research was divided into two parts. The first focused exclusively on the investigation of conceptual design and was divided into three stages: (1) bibliographic review of the topic; (2) analysis of five graphic design methodologies, seeking to understand the place given to conceptual design in each one; and (3) interviews with five designers, seeking to understand how they approach the issue of conceptual design in their creative processes. Based on the results found in this first part of the research, we moved on to the second part, which focused on the investigation of contributions derived from the psychoanalytic theory to theoretical and practical developments on conceptual design. Thus, this research proposes conceptual approximations originated from the intersection of these two fields: design and psychoanalysis. Despite the importance of the symbolic dimension in design being recognized theoretically, this issue can still be further explored with regard to design practice. Theoretical perspectives – such as the Lacanian theory – that investigate the issue of language with its inherent complexity can be helpful to broaden and deepen contemporary design discussions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.