Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41869
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DanielleDeJesusSouza_tcc.pdf836,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Afroempreendedor em pauta : site de notícias com representação midiática
Autor(es): Souza, Danielle de Jesus
Orientador(es): Cardoso, Suzana Guedes
Assunto: Afroempreendedorismo
Empreendedorismo negro
Racismo
Mídia - questão racial
Data de apresentação: 11-Dez-2023
Data de publicação: 8-Out-2025
Referência: SOUZA, Danielle de Jesus. Afroempreendedor em pauta: site de notícias com representação midiática. 2023. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os negros compõem a maioria da população brasileira (56,1%) e são a maioria dos empreendedores do país, mas normalmente, ao serem representados na mídia, continuam associados a crimes, racismo ou são citados em histórias de vulnerabilidade social. A pesquisa está centrada na criação de um site de notícias, cujo objetivo é vincular conhecimentos de inovações tecnológicas para promover iniciativas afroempreendedoras. Foi empregada abordagem mista: qualitativa e quantitativa, ao utilizar como instrumentos para coleta de dados o estudo de caso, pesquisa bibliográfica, entrevista e questionário (Survey). Com isso, foi possível observar o quanto o empreendedorismo negro é pouco ou mal falado pela mídia tradicional. Além disso, o site, aliado ao seu conteúdo reafirma a importância de expor a imagem do afroempreendedor no meio econômico e midiático brasileiro, sendo um protótipo comprometido a ser um veículo referência quando o assunto é empreendedorismo negro e mídia.
Abstract: Black people make up the majority of the Brazilian population (56.1%) and are the majority of businesspeople in the country, but normally, when represented in the media, they are still associated with crimes, racism or are reported in stories of social vulnerability. The research is focused on the creation of a news website, which aims to link knowledge of technological innovations to promote Afro-entrepreneurial initiatives. A mixed approach was used: qualitative and quantitative, using case studies, bibliographical research, interviews and questionnaires (Survey) as data collection instruments. With this, it was possible to observe how little or poorly black entrepreneurship is talked about in the traditional media. Furthermore, the website, combined with its content, reaffirms the importance of exporting the image of the Afro-entrepreneur in the Brazilian economic and media environment, being a prototype committed to being a reference vehicle when it comes to black entrepreneurship and the media.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.