Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41862
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaLuizaAraujoDosSantos_tcc.pdf262,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evidências científicas acerca do intraempreendedorismo nas organizações de saúde : revisão de escopo
Autor(es): Santos, Ana Luíza Araújo dos
Orientador(es): Bolina, Alisson Fernandes
Coorientador(es): Souza, Maressa Aguiar de
Assunto: Empreendedorismo
Intraempreendedorismo
Saúde - gestão
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 8-Out-2025
Referência: SANTOS, Ana Luíza Araújo dos. Evidências científicas acerca do intraempreendedorismo nas organizações de saúde: revisão de escopo. 2023. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Objetivo: Mapear e sintetizar as evidências científicas acerca do intraempreendedorismo nas organizações de saúde. Introdução: A presente pesquisa se dedica a investigar o intraempreendedorismo, dada a sua importância para as organizações de saúde. Considerando a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre o tema, desenvolveu-se a seguinte questão de pesquisa: Quais as evidências científicas sobre o intraempreendedorismo nas organizações de saúde? Método: Foi realizada uma revisão de escopo usando as bases de dados National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Foi desenvolvido um roteiro estruturado para a coleta de dados e todas as etapas foram conduzidas por dois revisores independentes. Resultados: Trinta e um artigos foram selecionados para a síntese da revisão. Parte das publicações ocorreu nos últimos 10 anos (n=15; 48,4%), sendo a maioria originada nos Estados Unidos (n=16; 51,6%). Instituições hospitalares (n=13; 41,9%) foram o cenário de pesquisa mais comum, e estudos relacionados à enfermagem (n=20; 64,5%) foram predominantes. Os resultados foram sintetizados e agrupados em quatro categorias: aspectos organizacionais indutores ao intraempreendedorismo, características empreendedoras, desafios e obstáculos para o intraempreendedorismo e contribuições do intraempreendedorismo. Conclusão: os achados demonstraram as contribuições da temática para as instituições de saúde, bem como identificam lacunas no conhecimento científico sobre o intraempreendedorismo, principalmente a necessidade de pesquisas no Brasil e em outros níveis de atenção à saúde. Além disso, fornecem suporte teórico para promover o intraempreendedorismo nas organizações. Implicações para a área: O intraempreendedorismo traz benefícios para profissionais, usuários e organizações de saúde, incluindo os serviços de enfermagem. Para fomentar o desenvolvimento de ações intraempreendedoras é fundamental uma estrutura organizacional que as estimule e, principalmente, que os líderes alimentem o crescimento das características intraempreendedoras nos profissionais. No entanto, é importante reconhecer os desafios associados à incorporação do intraempreendedorismo nas organizações, que podem estar ligados a aspectos pessoais, institucionais e sociais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.