Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_PauloHenriqueMoreiraDeSouza_tcc.pdf2,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inteligência artificial (IA) : um estudo aplicado aos cargos de direção, conselho e auditoria
Autor(es): Souza, Paulo Henrique Moreira de
Orientador(es): Souza, Ludmila de Melo
Assunto: Inteligência artificial
Auditoria
Governança corporativa
Aprendizado de máquina
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 8-Out-2025
Referência: SOUZA, Paulo Henrique Moreira de. Inteligência artificial (IA): um estudo aplicado aos cargos de direção, conselho e auditoria. 2025. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente pesquisa aborda o uso da Inteligência Artificial (IA) aplicada nos cargos de Direção, Conselho e Auditoria, investigando suas implicações, benefícios, desafios e perspectivas no ambiente corporativo. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando o método por levantamento survey, através de formulário elaborado no Google Forms e composto por 31 perguntas, no qual foi possível obter respostas de 33 profissionais das áreas de negócios. Os principais resultados das estatísticas aplicadas no estudo apontam que a IA é reconhecida por seu potencial de otimizar processos, aumentar a eficiência e reduzir erros. No entanto, sua adoção no ambiente profissional brasileiro enfrenta desafios como resistência organizacional e a necessidade de capacitação técnica específica. Embora o estudo tenha demonstrado que a IA seja valorizada por suas funcionalidades, os dados denotam uma percepção neutra quanto ao seu uso como diferencial de reconhecimento, sugerindo que sua aplicação é vista predominantemente como um recurso funcional. Além disso, a pesquisa revela que há subutilização da tecnologia em atividades como planejamento e análises, mesmo com a maioria dos participantes demonstrando interesse em adquirir maior conhecimento e implementar a aplicação da IA em suas organizações. Os resultados destacam o papel essencial, porém ainda limitado, de instituições de ensino e órgãos profissionais no apoio e capacitação para o uso da IA. Depreende-se da pesquisa que para ampliar a adoção da tecnologia, é necessário implementar estratégias organizacionais e educacionais mais robustas, com foco na formação profissional, segurança de dados e superação de desafios éticos e operacionais.
Abstract: This research addresses the use of Artificial Intelligence (AI) applied in Management, Council and Audit positions, investigating its implications, benefits, challenges and perspectives in the corporate environment. The research was carried out using a quantitative and qualitative approach, using the survey method, using a form created in Google Forms and consisting of 31 questions, in which it was possible to obtain answers from 33 professionals in the business areas. The main results of the statistics applied in the study indicate that AI is recognized for its potential to optimize processes, increase efficiency and reduce errors. However, its adoption in the Brazilian professional environment faces challenges such as organizational resistance and the need for specific technical training. Although the study demonstrated that AI is valued for its functionalities, the data denotes a neutral perception regarding its use as a recognition differential, suggesting that its application is predominantly seen as a functional resource. Furthermore, the research reveals that there is underutilization of technology in activities such as planning and analysis, even with the majority of participants demonstrating an interest in acquiring greater knowledge and implementing the application of AI in their organizations. The results highlight the essential, but still limited, role of educational institutions and professional bodies in supporting and training the use of AI. It appears from the research that to expand the adoption of technology, it is necessary to implement more robust organizational and educational strategies, focusing on professional training, data security and overcoming ethical and operational challenges.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.