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Título: Transparência das demonstrações contábeis como pilar de boas práticas de governança corporativa e confiança dos stakeholders
Autor(es): Lyra, Luísa Lampert
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Disclosure voluntário
Governança corporativa
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 14-Fev-2025
Data de publicação: 8-Out-2025
Referência: LYRA, Luísa Lampert. Transparência das demonstrações contábeis como pilar de boas práticas de governança corporativa e confiança dos stakeholders. 2025. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A repercussão de escândalos e fraudes contábeis nas empresas favoreceu a relevância da discussão a respeito da Governança Corporativa entre os anos de 1990 e 2000, além de transformar o ambiente corporativo empresarial. Como resultado, as empresas começaram a aplicar padrões mais rigorosos de ética, transparência, responsabilidade e equidade ao elaborar suas Demonstrações. A discussão a respeito das qualidades da divulgação voluntária se torna importante, visto que contribui para a produção de relatórios financeiros transparentes, resultando em um diferencial competitivo da empresa perante o mercado e uma percepção de um ambiente empresarial ético e sólido. Desse modo, o conflito de interesses é mitigado e a confiança dos stakeholders é estabelecida, facilitando a decisão sobre a performance das empresas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a relação entre os níveis de disclosure voluntário e confiança dos stakeholders nas empresas listadas no ranking MERCO (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) a partir dos níveis 1,2 e Novo Mercado de governança corporativa da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), durante o ano de 2023. A metodologia da pesquisa adotada foi a descritiva, com tratamento qualitativo e quantitativo dos dados. Para a parte qualitativa da pesquisa, adaptou-se o índice desenvolvido por Murcia (2009) em uma métrica composta por seis categorias 38 subcategorias, dentre elas: ambiente de negócios (7), atividade operacional (7), aspectos estratégicos (8), informações financeiras (5), índices financeiros (4) e governança corporativa (7). Já para a etapa quantitativa, foi aplicado o coeficiente de correlação de Pearson nas variáveis. A pesquisa concluiu que os itens mais evidenciados pelas empresas são identificação dos riscos do negócio (29), indicadores de eficiência (28), principais mercados de atuação (28), preço ou valorização das ações por tipo (ON, PN) (29) e EBITDA (27). O coeficiente de correlação de Pearson resultou em 0,002 e 0,14674, induzindo a uma correlação pouco considerável entre as variáveis. As contribuições elaboradas a partir das conclusões desse estudo foram a melhor compreensão da influência da Transparência na reputação corporativa e mesmo com a correlação fraca encontrada, o desenvolvimento de padrões mais rigorosos de divulgação para empresas que buscam aumentar sua credibilidade e competitividade no ambiente empresarial contemporâneo.
Abstract: The repercussions of accounting scandals and fraud in companies benefits the relevance of the discussion on Corporate Governance between the 1990s and 2000s, transforming the corporate business environment. As a result, companies began to adopt stricter standards of ethics, transparency, accountability, and fairness when preparing their financial statements. The discussion on the qualities of voluntary disclosure becomes important, as it contributes to the production of transparent financial reports, resulting in a competitive advantage for the company in the market and the perception of an ethical and solid business environment. In this way, conflicts of interest are mitigated, and the trust of stakeholders is established, facilitating decisions about company performance. In this context, the present study aims to analyze the relationship between the levels of voluntary disclosure and stakeholder trust in companies listed in the MERCO (Corporate Reputation Business Monitor) ranking, based on the Level 1, Level 2, and Novo Mercado corporate governance segments of B3 (Brazil, Bolsa, Balcão), during the year 2023. The research methodology adopted was descriptive, with qualitative and quantitative data analysis. For the qualitative part of the research, the index developed by Murcia (2009) was adapted into a metric composed of six categories and 38 subcategories, including: business environment (7), operational activity (7), strategic aspects (8), financial information (5), financial indices (4), and corporate governance (7). For the quantitative stage, Pearson's correlation coefficient was applied to the variables. The research concluded that the items most frequently disclosed by companies are the identification of business risks (29), efficiency indicators (28), main markets of operation (28), stock price or valuation by type (common, preferred) (29), and EBITDA (27). Pearson's correlation coefficient resulted in 0.002 and 0.14674, indicating a negligible correlation between the variables. The contributions derived from the conclusions of this study include a better understanding of the influence of transparency on corporate reputation and, despite the weak correlation found, the development of more rigorous disclosure standards for companies seeking to enhance their credibility and competitiveness in the contemporary business environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.
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