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| dc.contributor.advisor | Botelho, Ducineli Régis | - | 
| dc.contributor.author | Lyra, Luísa Lampert | - | 
| dc.identifier.citation | LYRA, Luísa Lampert. Transparência das demonstrações contábeis como pilar de boas práticas de governança
corporativa e confiança dos stakeholders. 2025. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR | 
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | A repercussão de escândalos e fraudes contábeis nas empresas favoreceu a relevância
da discussão a respeito da Governança Corporativa entre os anos de 1990 e 2000, além de
transformar o ambiente corporativo empresarial. Como resultado, as empresas começaram a
aplicar padrões mais rigorosos de ética, transparência, responsabilidade e equidade ao
elaborar suas Demonstrações. A discussão a respeito das qualidades da divulgação voluntária
se torna importante, visto que contribui para a produção de relatórios financeiros
transparentes, resultando em um diferencial competitivo da empresa perante o mercado e uma
percepção de um ambiente empresarial ético e sólido. Desse modo, o conflito de interesses é
mitigado e a confiança dos stakeholders é estabelecida, facilitando a decisão sobre a
performance das empresas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral
analisar a relação entre os níveis de disclosure voluntário e confiança dos stakeholders nas
empresas listadas no ranking MERCO (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) a
partir dos níveis 1,2 e Novo Mercado de governança corporativa da B3 (Brasil, Bolsa,
Balcão), durante o ano de 2023. A metodologia da pesquisa adotada foi a descritiva, com
tratamento qualitativo e quantitativo dos dados. Para a parte qualitativa da pesquisa,
adaptou-se o índice desenvolvido por Murcia (2009) em uma métrica composta por seis
categorias 38 subcategorias, dentre elas: ambiente de negócios (7), atividade operacional (7),
aspectos estratégicos (8), informações financeiras (5), índices financeiros (4) e governança
corporativa (7). Já para a etapa quantitativa, foi aplicado o coeficiente de correlação de
Pearson nas variáveis. A pesquisa concluiu que os itens mais evidenciados pelas empresas são
identificação dos riscos do negócio (29), indicadores de eficiência (28), principais mercados
de atuação (28), preço ou valorização das ações por tipo (ON, PN) (29) e EBITDA (27). O
coeficiente de correlação de Pearson resultou em 0,002 e 0,14674, induzindo a uma
correlação pouco considerável entre as variáveis. As contribuições elaboradas a partir das
conclusões desse estudo foram a melhor compreensão da influência da Transparência na
reputação corporativa e mesmo com a correlação fraca encontrada, o desenvolvimento de
padrões mais rigorosos de divulgação para empresas que buscam aumentar sua credibilidade e
competitividade no ambiente empresarial contemporâneo. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Disclosure voluntário | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Governança corporativa | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Demonstrações contábeis | pt_BR | 
| dc.title | Transparência das demonstrações contábeis como pilar de boas práticas de governança corporativa e confiança dos stakeholders | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-08T11:08:07Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-08T11:08:07Z | - | 
| dc.date.submitted | 2025-02-14 | - | 
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41851 | - | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | The repercussions of accounting scandals and fraud in companies benefits the
relevance of the discussion on Corporate Governance between the 1990s and 2000s,
transforming the corporate business environment. As a result, companies began to adopt
stricter standards of ethics, transparency, accountability, and fairness when preparing their
financial statements. The discussion on the qualities of voluntary disclosure becomes
important, as it contributes to the production of transparent financial reports, resulting in a
competitive advantage for the company in the market and the perception of an ethical and
solid business environment. In this way, conflicts of interest are mitigated, and the trust of
stakeholders is established, facilitating decisions about company performance. In this context,
the present study aims to analyze the relationship between the levels of voluntary disclosure
and stakeholder trust in companies listed in the MERCO (Corporate Reputation Business
Monitor) ranking, based on the Level 1, Level 2, and Novo Mercado corporate governance
segments of B3 (Brazil, Bolsa, Balcão), during the year 2023. The research methodology
adopted was descriptive, with qualitative and quantitative data analysis. For the qualitative
part of the research, the index developed by Murcia (2009) was adapted into a metric
composed of six categories and 38 subcategories, including: business environment (7),
operational activity (7), strategic aspects (8), financial information (5), financial indices (4),
and corporate governance (7). For the quantitative stage, Pearson's correlation coefficient was
applied to the variables. The research concluded that the items most frequently disclosed by
companies are the identification of business risks (29), efficiency indicators (28), main
markets of operation (28), stock price or valuation by type (common, preferred) (29), and
EBITDA (27). Pearson's correlation coefficient resulted in 0.002 and 0.14674, indicating a
negligible correlation between the variables. The contributions derived from the conclusions
of this study include a better understanding of the influence of transparency on corporate
reputation and, despite the weak correlation found, the development of more rigorous
disclosure standards for companies seeking to enhance their credibility and competitiveness in
the contemporary business environment. | pt_BR | 
| Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis 
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