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Título: As pretensões e perspectivas profissionais dos estudantes de Ciências Contábeis em relação às áreas da contabilidade
Autor(es): Oliveira, José Carlos de Queiroz Rocha
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Estudantes - formação
Contabilidade
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Data de apresentação: 20-Fev-2025
Data de publicação: 6-Out-2025
Referência: OLVEIRA, José Carlos de Queiroz Rocha. As pretensões e perspectivas profissionais dos estudantes de Ciências Contábeis em relação às áreas da contabilidade. 2025. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A profissão contábil possui relevância no contexto de qualquer sociedade organizada, especialmente no tocante às entidades e corporações de todo o mundo, levando informações relevantes e de qualidade para a tomada de decisão, além do seu auxílio na devida regulação e conformidade normativa das mesmas entidades, no contexto público e tributário. A pesquisa e docência na contabilidade, assim como em outras áreas de conhecimento, são fundamentais para o desenvolvimento da profissão, que passa por constantes mudanças com os avanços sociais, especialmente de cunho tecnológico. Dentro da contabilidade diversas são as atribuições existentes, fazendo com que a mesma seja dívida em áreas específicas de atuação. Com isso, o objetivo do estudo é identificar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis e atuariais sobre as áreas específicas da contabilidade, além de estudar as suas pretensões profissionais. Para atingir esse objetivo foi aplicado questionário virtual aos discentes para obtenção dos dados. Em linhas gerais, pode-se verificar que os estudantes são levados à contabilidade especialmente pela grande oferta de trabalho da área e veem a contabilidade como um ramo que oferece boas oportunidades profissionais, tendo como áreas mais valorizadas a contabilidade tributária e a auditoria. A perícia contábil também é uma área valorizada na visão dos discentes, devido às remunerações que a área costuma ter, porém os discentes não se sentem preparados para exercê-la apenas com a graduação. Por outro lado, veem a contabilidade acadêmica como a mais desvalorizada, principalmente pelo quesito remuneratório, aspecto mais relevante na visão dos estudantes para tratar sobre sua profissão.
Abstract: The accounting profession holds great relevance in the context of any organized society, especially regarding entities and corporations worldwide, providing relevant and high-quality information for decision-making, as well as assisting in the proper regulation and compliance of these entities in the public and tax contexts. Research and teaching in accounting, as in other areas of knowledge, are essential for the development of the profession, which undergoes constant changes with social advancements, particularly of a technological nature. Within accounting, there are many existing responsibilities, which divide the profession into specific areas of practice. Thus, the objective of the study is to identify the perception of students in the fields of accounting and actuarial sciences regarding the specific areas of accounting, as well as to examine their professional aspirations. To achieve this objective, a virtual questionnaire was applied to the students to collect data. In general terms, it can be observed that students are drawn to accounting, particularly because of the abundance of job opportunities in the field, and they view accounting as a branch that offers good professional prospects, with tax accounting and auditing being the most valued areas. Forensic accounting is also seen as a valuable area by students, due to the salaries it typically offers. However, students do not feel prepared to pursue it solely with an undergraduate degree. On the other hand, they view academic accounting as the least valued, primarily due to the issue of remuneration, which is the most important factor for students when discussing their profession.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.
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