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dc.contributor.advisorAndrade, Elivânio Geraldo de-
dc.contributor.authorOliveira, José Carlos de Queiroz Rocha-
dc.identifier.citationOLVEIRA, José Carlos de Queiroz Rocha. As pretensões e perspectivas profissionais dos estudantes de Ciências Contábeis em relação às áreas da contabilidade. 2025. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2025.pt_BR
dc.description.abstractA profissão contábil possui relevância no contexto de qualquer sociedade organizada, especialmente no tocante às entidades e corporações de todo o mundo, levando informações relevantes e de qualidade para a tomada de decisão, além do seu auxílio na devida regulação e conformidade normativa das mesmas entidades, no contexto público e tributário. A pesquisa e docência na contabilidade, assim como em outras áreas de conhecimento, são fundamentais para o desenvolvimento da profissão, que passa por constantes mudanças com os avanços sociais, especialmente de cunho tecnológico. Dentro da contabilidade diversas são as atribuições existentes, fazendo com que a mesma seja dívida em áreas específicas de atuação. Com isso, o objetivo do estudo é identificar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis e atuariais sobre as áreas específicas da contabilidade, além de estudar as suas pretensões profissionais. Para atingir esse objetivo foi aplicado questionário virtual aos discentes para obtenção dos dados. Em linhas gerais, pode-se verificar que os estudantes são levados à contabilidade especialmente pela grande oferta de trabalho da área e veem a contabilidade como um ramo que oferece boas oportunidades profissionais, tendo como áreas mais valorizadas a contabilidade tributária e a auditoria. A perícia contábil também é uma área valorizada na visão dos discentes, devido às remunerações que a área costuma ter, porém os discentes não se sentem preparados para exercê-la apenas com a graduação. Por outro lado, veem a contabilidade acadêmica como a mais desvalorizada, principalmente pelo quesito remuneratório, aspecto mais relevante na visão dos estudantes para tratar sobre sua profissão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordContabilidadept_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Ciências Contábeispt_BR
dc.titleAs pretensões e perspectivas profissionais dos estudantes de Ciências Contábeis em relação às áreas da contabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-10-06T13:30:08Z-
dc.date.available2025-10-06T13:30:08Z-
dc.date.submitted2025-02-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41844-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The accounting profession holds great relevance in the context of any organized society, especially regarding entities and corporations worldwide, providing relevant and high-quality information for decision-making, as well as assisting in the proper regulation and compliance of these entities in the public and tax contexts. Research and teaching in accounting, as in other areas of knowledge, are essential for the development of the profession, which undergoes constant changes with social advancements, particularly of a technological nature. Within accounting, there are many existing responsibilities, which divide the profession into specific areas of practice. Thus, the objective of the study is to identify the perception of students in the fields of accounting and actuarial sciences regarding the specific areas of accounting, as well as to examine their professional aspirations. To achieve this objective, a virtual questionnaire was applied to the students to collect data. In general terms, it can be observed that students are drawn to accounting, particularly because of the abundance of job opportunities in the field, and they view accounting as a branch that offers good professional prospects, with tax accounting and auditing being the most valued areas. Forensic accounting is also seen as a valuable area by students, due to the salaries it typically offers. However, students do not feel prepared to pursue it solely with an undergraduate degree. On the other hand, they view academic accounting as the least valued, primarily due to the issue of remuneration, which is the most important factor for students when discussing their profession.pt_BR
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