Título: | Grau de instrução do gestor público municipal e a eficiência da gestão pública do estado de Mato Grosso |
Autor(es): | Cavalcante, Claiton Souza |
Orientador(es): | Saraiva, Mayla Cristina Costa Maroni |
Assunto: | Gestão pública Teoria do capital humano Eficiência - administração pública Gestor governamental |
Data de apresentação: | 24-Jun-2024 |
Data de publicação: | 29-Set-2025 |
Referência: | CAVALCANTE, Claiton Souza. Grau de instrução do gestor público municipal e a eficiência da gestão pública do estado de Mato Grosso. 2024. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Contabilidade e Finanças Públicas Municipais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise sobre a relação entre a qualificação
educacional dos gestores públicos municipais e o desempenho financeiro dos
municípios do Estado de Mato Grosso. Fundamentado nas teorias do capital humano
e dos recursos cognitivos, o estudo busca verificar se o perfil educacional do gestor
público influencia a eficiência da gestão fiscal municipal.
A teoria do capital humano, conforme discutida por Becker (2009), sugere que
investimentos em educação e treinamento são essenciais para o desenvolvimento
econômico, equiparando esses investimentos aos realizados em máquinas e
infraestrutura. Já a teoria dos recursos cognitivos, com contribuições de estudiosos
como Simon (1992) e Kahneman (2013), explora como processos mentais e
capacidades cognitivas impactam a tomada de decisões e a solução de problemas.
Utilizando uma abordagem quantitativa, o estudo analisa dados de 2015 a 2022,
empregando análise de regressão com efeito aleatório, analisado no software Stata®,
para investigar a influência do grau de instrução dos gestores sobre o índice de
eficiência de gestão fiscal, medido pela razão entre receitas próprias e despesas
liquidadas. Para lidar com outliers, foi utilizada a técnica de winsorização à 5%,
garantindo a integridade dos dados e a precisão das análises.
Os resultados indicam que gestores municipais com maior qualificação educacional
tendem a apresentar melhor desempenho na administração fiscal, refletindo em uma
maior capacidade de gerar recursos financeiros para o financiamento dos municípios.
O achado ressalta a importância de investimentos em capacitação técnica e educação
contínua para gestores públicos, com implicações significativas para políticas públicas
e práticas de controle social.
Este trabalho contribui para o entendimento das políticas educacionais e
administrativas no contexto público, demonstrando a relevância da formação
acadêmica dos gestores para a eficiência e eficácia da gestão municipal. |
Abstract: | This work presents an analysis of the relationship between the educational
qualifications of municipal public managers and the financial performance of
municipalities in the State of Mato Grosso. Based on theories of human capital and
cognitive resources, the study seeks to verify whether the educational profile of the
public manager influences the efficiency of municipal fiscal management.
The theory of human capital, as discussed by Becker (2009), suggests that
investments in education and training are essential for economic development,
equating these investments with those made in machines and infrastructure. The
theory of cognitive resources, with contributions from scholars such as Simon (1992)
and Kahneman (2013), explores how mental processes and cognitive capabilities
impact decision-making and problem solving.
Using a quantitative approach, the study analyzes data from 2015 to 2022, using
regression analysis with a random effect, analyzed in Stata® software, to investigate
the influence of managers level of education on the tax management efficiency index,
measured by the ratio between own revenues and paid expenses. To deal with outliers,
the 5% winsorization technique was used, ensuring data integrity and analysis
precision.
The results indicate that municipal managers with higher educational qualifications
tend to perform better in fiscal administration, resulting in a greater capacity to generate
financial resources to finance municipalities. The finding highlights the importance of
investments in technical training and continuing education for public managers, with
significant implications for public policies and social control practices.
This work contributes to the understanding of educational and administrative policies
in the public context, demonstrating the relevance of managers' academic training for
the efficiency and effectiveness of municipal management. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Contabilidade e Finanças Públicas Municipais
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