Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41815
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ClaitonSouzaCavalcante_tcc.pdf303,52 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSaraiva, Mayla Cristina Costa Maroni-
dc.contributor.authorCavalcante, Claiton Souza-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Claiton Souza. Grau de instrução do gestor público municipal e a eficiência da gestão pública do estado de Mato Grosso. 2024. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Contabilidade e Finanças Públicas Municipais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise sobre a relação entre a qualificação educacional dos gestores públicos municipais e o desempenho financeiro dos municípios do Estado de Mato Grosso. Fundamentado nas teorias do capital humano e dos recursos cognitivos, o estudo busca verificar se o perfil educacional do gestor público influencia a eficiência da gestão fiscal municipal. A teoria do capital humano, conforme discutida por Becker (2009), sugere que investimentos em educação e treinamento são essenciais para o desenvolvimento econômico, equiparando esses investimentos aos realizados em máquinas e infraestrutura. Já a teoria dos recursos cognitivos, com contribuições de estudiosos como Simon (1992) e Kahneman (2013), explora como processos mentais e capacidades cognitivas impactam a tomada de decisões e a solução de problemas. Utilizando uma abordagem quantitativa, o estudo analisa dados de 2015 a 2022, empregando análise de regressão com efeito aleatório, analisado no software Stata®, para investigar a influência do grau de instrução dos gestores sobre o índice de eficiência de gestão fiscal, medido pela razão entre receitas próprias e despesas liquidadas. Para lidar com outliers, foi utilizada a técnica de winsorização à 5%, garantindo a integridade dos dados e a precisão das análises. Os resultados indicam que gestores municipais com maior qualificação educacional tendem a apresentar melhor desempenho na administração fiscal, refletindo em uma maior capacidade de gerar recursos financeiros para o financiamento dos municípios. O achado ressalta a importância de investimentos em capacitação técnica e educação contínua para gestores públicos, com implicações significativas para políticas públicas e práticas de controle social. Este trabalho contribui para o entendimento das políticas educacionais e administrativas no contexto público, demonstrando a relevância da formação acadêmica dos gestores para a eficiência e eficácia da gestão municipal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão públicapt_BR
dc.subject.keywordTeoria do capital humanopt_BR
dc.subject.keywordEficiência - administração públicapt_BR
dc.subject.keywordGestor governamentalpt_BR
dc.titleGrau de instrução do gestor público municipal e a eficiência da gestão pública do estado de Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-09-29T11:44:52Z-
dc.date.available2025-09-29T11:44:52Z-
dc.date.submitted2024-06-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41815-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents an analysis of the relationship between the educational qualifications of municipal public managers and the financial performance of municipalities in the State of Mato Grosso. Based on theories of human capital and cognitive resources, the study seeks to verify whether the educational profile of the public manager influences the efficiency of municipal fiscal management. The theory of human capital, as discussed by Becker (2009), suggests that investments in education and training are essential for economic development, equating these investments with those made in machines and infrastructure. The theory of cognitive resources, with contributions from scholars such as Simon (1992) and Kahneman (2013), explores how mental processes and cognitive capabilities impact decision-making and problem solving. Using a quantitative approach, the study analyzes data from 2015 to 2022, using regression analysis with a random effect, analyzed in Stata® software, to investigate the influence of managers level of education on the tax management efficiency index, measured by the ratio between own revenues and paid expenses. To deal with outliers, the 5% winsorization technique was used, ensuring data integrity and analysis precision. The results indicate that municipal managers with higher educational qualifications tend to perform better in fiscal administration, resulting in a greater capacity to generate financial resources to finance municipalities. The finding highlights the importance of investments in technical training and continuing education for public managers, with significant implications for public policies and social control practices. This work contributes to the understanding of educational and administrative policies in the public context, demonstrating the relevance of managers' academic training for the efficiency and effectiveness of municipal management.pt_BR
Aparece na Coleção:Contabilidade e Finanças Públicas Municipais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.