Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41732
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_IaraAnahiMunizDominguez_tcc.pdf434,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação do Movimento Nacional da População em Situação de Rua na garantia dos direitos socioassistencias
Autor(es): Dominguez, Iara Anahi Muniz
Orientador(es): Sandim, Tatiana Lemos
Assunto: População em situação de rua
Movimentos sociais
Direitos sociais
Pessoas em situação de rua
Data de apresentação: 19-Fev-2025
Data de publicação: 12-Jun-2025
Referência: DOMINGUEZ, Iara Anahi Muniz. A participação do Movimento Nacional da População em Situação de Rua na garantia dos direitos socioassistencias. 2025. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho buscou compreender o papel do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), em suas ações pela garantia dos direitos socioassistenciais. O movimento é formado por pessoas com trajetória de rua que juntos lutam pela emancipação social e política da população em situação de rua. Para tanto, foi realizado um estudo com o MNPR no Distrito Federal e com os atores governamentais, representados nesta pesquisa pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes). Parte-se do pressuposto que essa instituição visa garantir e efetivar o direito à proteção social da população em situação de rua, a partir da oferta de serviços e benefícios que contribuam com a garantia dos direitos sociais e enfrentamento da pobreza desse grupo. Para contextualizar a pesquisa, foram discutidos temas como população em situação de rua e seus direitos, a própria história do MNPR, movimentos sociais e seus repertórios de interação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, para analisar como o movimento interage com os diferentes públicos e quais estratégias ele utiliza para a ação coletiva. Os resultados da pesquisa apontam que o Movimento tem desempenhado um papel fundamental nas ações de garantia dos direitos, que reflete tanto nas políticas públicas para o coletivo, quanto em suas vidas pessoais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.