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Título: Políticas públicas de inclusão digital para o desenvolvimento da educação na zona rural : o caso do Programa de Inovação Educação Conectada
Autor(es): Paixão, Gabriela Ramos Nunes
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Educação rural
Inclusão escolar
Inclusão digital
Data de apresentação: 10-Dez-2024
Data de publicação: 11-Jun-2025
Referência: PAIXÃO, Gabriela Ramos Nunes. Políticas públicas de inclusão digital para o desenvolvimento da educação na zona rural: o caso do Programa de Inovação Educação Conectada. 2024. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: As desigualdades sociais na educação no Brasil, especialmente na zona rural, têm raízes nos processos históricos de colonização que privilegiam as elites. Muitas crianças nessas áreas enfrentam a negação de direitos fundamentais, como acesso à escola, devido a desafios como falta de transporte e infraestrutura precária. Além dessas tradicionais desigualdades, a pandemia do novo Coronavírus destacou a necessidade das Tecnologias da Informação e Comunicação no mundo e na educação, onde se tornaram a única opção de estudo durante o isolamento. Isso evidenciou as disparidades entre estudantes urbanos e rurais, sendo a exclusão digital um fator crucial. Para tentar solucionar esses problemas, o governo busca criar Políticas Públicas que promovam a inclusão digital nas escolas, visando reduzir as desigualdades educacionais, especialmente nas áreas rurais. Nesse contexto, o presente estudo analisou o Programa de Inovação Educação Conectada, a partir da abordagem tecnopolítica de avaliação de instrumentos de ação pública, com um estudo de múltiplos casos no Distrito Federal. Criado em 2017, tal Programa visa incentivar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação básica, principalmente nas zonas rurais. Para contribuir na análise, fez-se um mapeamento das Políticas Públicas de inclusão digital no Ensino Fundamental rural no Brasil, no período de 2008-2022, com base em pesquisas documentais. No referencial teórico, abordaram-se o histórico da desigualdade educacional, a precariedade da educação rural, as Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, a necessidade de inclusão digital evidenciada pela pandemia do novo Coronavírus e a importância de avaliar programas de inclusão digital para o desenvolvimento da educação. Concluiu-se que fatores como, por exemplo, a burocratização para o uso da verba do Programa e a escassez de recursos, aliada à falta de avaliação da Política Pública, levam a resultados negativos para a efetivação do Programa em comento junto à zona rural.
Abstract: Social inequalities in education in Brazil, especially in rural areas, have their roots in historical colonization processes that privilege elites. Many children in these areas face denial of fundamental rights, such as access to school, due to challenges such as lack of transport and poor infrastructure. In addition to these traditional inequalities, the new Coronavirus pandemic highlighted the need for Information and Communication Technologies in the world and in education, where they became the only study option during isolation. This highlighted the disparities between urban and rural students, with digital exclusion being a crucial factor. To try to solve these problems, the government seeks to create public policies that promote digital inclusion in schools, aiming to reduce educational inequalities, especially in rural areas. In this context, this study analyzed the Connected Education Innovation Program, based on the technopolitical approach to evaluating public action instruments, with a study of multiple cases in the Distrito Federal. Created in 2017, this Program aims to encourage the use of Information and Communication Technologies in basic education, mainly in rural areas. To contribute to the analysis, a mapping of Public Policies for digital inclusion in rural Elementary Education in Brazil was carried out, in the period 2008-2022, based on documentary research. In the theoretical framework, the history of educational inequality, the precariousness of rural education, Information and Communication Technologies in education, the need for digital inclusion highlighted by the new Coronavirus pandemic and the importance of evaluating digital inclusion programs for the development of education. It was concluded that factors such as, for example, bureaucratization for the use of the Program's funds and the scarcity of resources, combined with the lack of evaluation of Public Policy, lead to negative results for the implementation of the Program in question in rural areas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2024.
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