Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Christiana Soares de | - |
dc.contributor.author | Paixão, Gabriela Ramos Nunes | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Gabriela Ramos Nunes. Políticas públicas de inclusão digital para o desenvolvimento da educação na zona rural: o caso do Programa de Inovação Educação Conectada. 2024. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | As desigualdades sociais na educação no Brasil, especialmente na zona rural, têm raízes nos
processos históricos de colonização que privilegiam as elites. Muitas crianças nessas áreas
enfrentam a negação de direitos fundamentais, como acesso à escola, devido a desafios como
falta de transporte e infraestrutura precária. Além dessas tradicionais desigualdades, a pandemia
do novo Coronavírus destacou a necessidade das Tecnologias da Informação e Comunicação
no mundo e na educação, onde se tornaram a única opção de estudo durante o isolamento. Isso
evidenciou as disparidades entre estudantes urbanos e rurais, sendo a exclusão digital um fator
crucial. Para tentar solucionar esses problemas, o governo busca criar Políticas Públicas que
promovam a inclusão digital nas escolas, visando reduzir as desigualdades educacionais,
especialmente nas áreas rurais. Nesse contexto, o presente estudo analisou o Programa de
Inovação Educação Conectada, a partir da abordagem tecnopolítica de avaliação de
instrumentos de ação pública, com um estudo de múltiplos casos no Distrito Federal. Criado
em 2017, tal Programa visa incentivar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na
educação básica, principalmente nas zonas rurais. Para contribuir na análise, fez-se um
mapeamento das Políticas Públicas de inclusão digital no Ensino Fundamental rural no Brasil,
no período de 2008-2022, com base em pesquisas documentais. No referencial teórico,
abordaram-se o histórico da desigualdade educacional, a precariedade da educação rural, as
Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, a necessidade de inclusão digital
evidenciada pela pandemia do novo Coronavírus e a importância de avaliar programas de
inclusão digital para o desenvolvimento da educação. Concluiu-se que fatores como, por
exemplo, a burocratização para o uso da verba do Programa e a escassez de recursos, aliada à
falta de avaliação da Política Pública, levam a resultados negativos para a efetivação do
Programa em comento junto à zona rural. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de inclusão digital para o desenvolvimento da educação na zona rural : o caso do Programa de Inovação Educação Conectada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T18:27:19Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T18:27:19Z | - |
dc.date.submitted | 2024-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41724 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Social inequalities in education in Brazil, especially in rural areas, have their roots in historical
colonization processes that privilege elites. Many children in these areas face denial of
fundamental rights, such as access to school, due to challenges such as lack of transport and
poor infrastructure. In addition to these traditional inequalities, the new Coronavirus pandemic
highlighted the need for Information and Communication Technologies in the world and in
education, where they became the only study option during isolation. This highlighted the
disparities between urban and rural students, with digital exclusion being a crucial factor. To
try to solve these problems, the government seeks to create public policies that promote digital
inclusion in schools, aiming to reduce educational inequalities, especially in rural areas. In this
context, this study analyzed the Connected Education Innovation Program, based on the
technopolitical approach to evaluating public action instruments, with a study of multiple cases
in the Distrito Federal. Created in 2017, this Program aims to encourage the use of Information
and Communication Technologies in basic education, mainly in rural areas. To contribute to
the analysis, a mapping of Public Policies for digital inclusion in rural Elementary Education
in Brazil was carried out, in the period 2008-2022, based on documentary research. In the
theoretical framework, the history of educational inequality, the precariousness of rural
education, Information and Communication Technologies in education, the need for digital
inclusion highlighted by the new Coronavirus pandemic and the importance of evaluating
digital inclusion programs for the development of education. It was concluded that factors such
as, for example, bureaucratization for the use of the Program's funds and the scarcity of
resources, combined with the lack of evaluation of Public Policy, lead to negative results for
the implementation of the Program in question in rural areas. | pt_BR |
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