Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Alane Gabriela da Silva Sousa | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Alane Gabriela da Silva Sousa. Mudança do valor da marca percebido por diferentes segmentos de consumidores de carro: influência de apelos publicitários comparando marcas de luxo, líder e básica. 2025. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A publicidade desempenha um papel fundamental na construção do valor das marcas
automotivas, influenciando a percepção dos consumidores por meio de diferentes tipos de
apelos publicitários que representam estilos de vida e status social. Pesquisadores têm
sinalizado que a congruência entre os apelos publicitários e os diferentes tipos de marcas pode
favorecer percepções mais positivas, impactando a valorização da marca. Este estudo investiga
a influência da apelo em anúncios publicitários na mudança do valor percebido das marcas de
automóveis, comparando três categorias: luxo, líder em vendas e básica. A pesquisa adota um
delineamento experimental, utilizando a análise de covariância de medidas repetidas
(ANCOVA) para avaliar os efeitos das variáveis independentes tipo de marca, apelo
publicitário e segmento de consumidores sobre a percepção do valor da marca. Os resultados
indicam que há um impacto significativo da congruência entre apelo publicitário e tipo de
marca, bem como da interação com os diferentes segmentos de consumidores, na valorização
da marca. Além disso, evidenciou-se que consumidores com diferentes perfis econômicos e
níveis de envolvimento com o setor automotivo respondem de maneira distinta aos estímulos
publicitários, demonstrando que a personalização da comunicação pode ser essencial para
otimizar a percepção do valor da marca. Este estudo contribui para a literatura sobre
comportamento do consumidor e publicidade, fornecendo insights relevantes para estratégias
de marketing no setor automotivo. Especificamente, os achados destacam a importância da
segmentação de mercado e da adequação do apelo publicitário ao perfil do consumidor,
sugerindo que marcas premium devem priorizar mensagens associadas a exclusividade e status,
enquanto marcas populares podem se beneficiar de apelos voltados à funcionalidade e
acessibilidade. Além disso, os resultados indicam que o meio de veiculação e a frequência de
exposição podem ser fatores determinantes na eficácia das campanhas publicitárias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca - valor de mercado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing | pt_BR |
dc.title | Mudança do valor da marca percebido por diferentes segmentos de consumidores de carro : influência de apelos publicitários comparando marcas de luxo, líder e básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T12:15:17Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T12:15:17Z | - |
dc.date.submitted | 2025-02-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41712 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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