Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41712
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_AlaneGabrielaSilvaSCarvalho_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mudança do valor da marca percebido por diferentes segmentos de consumidores de carro : influência de apelos publicitários comparando marcas de luxo, líder e básica
Autor(es): Carvalho, Alane Gabriela da Silva Sousa
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Comportamento do consumidor
Marca - valor de mercado
Consumidores - preferência
Marketing
Data de apresentação: 13-Fev-2025
Data de publicação: 9-Mai-2025
Referência: CARVALHO, Alane Gabriela da Silva Sousa. Mudança do valor da marca percebido por diferentes segmentos de consumidores de carro: influência de apelos publicitários comparando marcas de luxo, líder e básica. 2025. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A publicidade desempenha um papel fundamental na construção do valor das marcas automotivas, influenciando a percepção dos consumidores por meio de diferentes tipos de apelos publicitários que representam estilos de vida e status social. Pesquisadores têm sinalizado que a congruência entre os apelos publicitários e os diferentes tipos de marcas pode favorecer percepções mais positivas, impactando a valorização da marca. Este estudo investiga a influência da apelo em anúncios publicitários na mudança do valor percebido das marcas de automóveis, comparando três categorias: luxo, líder em vendas e básica. A pesquisa adota um delineamento experimental, utilizando a análise de covariância de medidas repetidas (ANCOVA) para avaliar os efeitos das variáveis independentes tipo de marca, apelo publicitário e segmento de consumidores sobre a percepção do valor da marca. Os resultados indicam que há um impacto significativo da congruência entre apelo publicitário e tipo de marca, bem como da interação com os diferentes segmentos de consumidores, na valorização da marca. Além disso, evidenciou-se que consumidores com diferentes perfis econômicos e níveis de envolvimento com o setor automotivo respondem de maneira distinta aos estímulos publicitários, demonstrando que a personalização da comunicação pode ser essencial para otimizar a percepção do valor da marca. Este estudo contribui para a literatura sobre comportamento do consumidor e publicidade, fornecendo insights relevantes para estratégias de marketing no setor automotivo. Especificamente, os achados destacam a importância da segmentação de mercado e da adequação do apelo publicitário ao perfil do consumidor, sugerindo que marcas premium devem priorizar mensagens associadas a exclusividade e status, enquanto marcas populares podem se beneficiar de apelos voltados à funcionalidade e acessibilidade. Além disso, os resultados indicam que o meio de veiculação e a frequência de exposição podem ser fatores determinantes na eficácia das campanhas publicitárias.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2025.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.