Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41710
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ThainaraSilvaMenesesDeFreitas_tcc.pdf2,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influenciadoras digitais : lacunas conceituais e tecnológicas da profissão para diferentes gerações
Autor(es): Freitas, Thainara Silva Menêses de
Orientador(es): Santos, Maíra Rocha
Assunto: Influenciadores digitais
Redes sociais on-line
Marketing digital
Data de apresentação: 19-Jul-2024
Data de publicação: 9-Mai-2025
Referência: FREITAS, Thainara Silva Menêses de. Influenciadoras digitais: lacunas conceituais e tecnológicas da profissão para diferentes gerações. 2024. 153 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi comparar as principais lacunas tecnológicas e conceituais sobre a profissão de influenciador digital, a partir das percepções de influenciadas das gerações X, Y e Z. O crescimento dessa profissão tem acompanhado a popularização das redes sociais, que se tornou um dos principais meios de comunicação e marketing no ambiente digital. No entanto, as diferentes gerações enfrentam desafios distintos em sua atuação como influenciadas, refletindo seus próprios valores, experiências e níveis de familiaridade com as tecnologias digitais. Buscou-se analisar as principais dificuldades emocionais, profissionais e tecnológicas enfrentadas pelos influenciadores digitais, considerando fatores como a adaptação às constantes mudanças nas plataformas digitais e a habilidade de envolver públicos de forma autêntica. Além disso, foram discutidos aspectos como segurança cibernética, privacidade de dados, vício em dispositivos eletrônicos e acessibilidade digital, questões cada vez mais A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com novas influências de diferentes gerações, utilizando a técnica de análise de conteúdo para examinar as respostas. Este estudo revelou que as influenciadas da geração X tendem a enfrentar dificuldades com a rápida adaptação às novas tecnologias e às mudanças constantes das plataformas. Por outro lado, as gerações influenciadas pelas gerações Y e Z demonstram maior facilidade de adaptação tecnológica, mas enfrentam desafios relacionados à pressão por danos e à sobrecarga emocional causada pela intensa exposição online. Como resultado, o estudo demonstrou que, embora as lacunas conceituais e tecnológicas variem entre as gerações, todas elas permitiram a necessidade de um equilíbrio entre a exploração das oportunidades oferecidas pelas novas mídias e o cuidado com os impactos emocionais e éticos dessa atuação. O estudo reforça a importância da profissionalização do influenciador digital, destacando a necessidade de desenvolvimento contínuo de habilidades tecnológicas e de um comportamento ético que atenda às demandas de um público cada vez mais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.