Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Maíra Rocha | - |
dc.contributor.author | Freitas, Thainara Silva Menêses de | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Thainara Silva Menêses de. Influenciadoras digitais: lacunas conceituais e tecnológicas da profissão para diferentes gerações. 2024. 153 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi comparar as principais lacunas tecnológicas e conceituais sobre
a profissão de influenciador digital, a partir das percepções de influenciadas das gerações X,
Y e Z. O crescimento dessa profissão tem acompanhado a popularização das redes sociais,
que se tornou um dos principais meios de comunicação e marketing no ambiente digital. No
entanto, as diferentes gerações enfrentam desafios distintos em sua atuação como
influenciadas, refletindo seus próprios valores, experiências e níveis de familiaridade com as
tecnologias digitais.
Buscou-se analisar as principais dificuldades emocionais, profissionais e tecnológicas
enfrentadas pelos influenciadores digitais, considerando fatores como a adaptação às
constantes mudanças nas plataformas digitais e a habilidade de envolver públicos de forma
autêntica. Além disso, foram discutidos aspectos como segurança cibernética, privacidade
de dados, vício em dispositivos eletrônicos e acessibilidade digital, questões cada vez mais
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com novas influências de diferentes
gerações, utilizando a técnica de análise de conteúdo para examinar as respostas. Este
estudo revelou que as influenciadas da geração X tendem a enfrentar dificuldades com a
rápida adaptação às novas tecnologias e às mudanças constantes das plataformas. Por outro
lado, as gerações influenciadas pelas gerações Y e Z demonstram maior facilidade de
adaptação tecnológica, mas enfrentam desafios relacionados à pressão por danos e à
sobrecarga emocional causada pela intensa exposição online.
Como resultado, o estudo demonstrou que, embora as lacunas conceituais e tecnológicas
variem entre as gerações, todas elas permitiram a necessidade de um equilíbrio entre a
exploração das oportunidades oferecidas pelas novas mídias e o cuidado com os impactos
emocionais e éticos dessa atuação. O estudo reforça a importância da profissionalização do
influenciador digital, destacando a necessidade de desenvolvimento contínuo de habilidades
tecnológicas e de um comportamento ético que atenda às demandas de um público cada
vez mais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing digital | pt_BR |
dc.title | Influenciadoras digitais : lacunas conceituais e tecnológicas da profissão para diferentes gerações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T11:34:49Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T11:34:49Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41710 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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