Título: | A política pública de microcrédito : qual é o impacto da educação financeira na capacitação dos beneficiários de microcrédito? |
Autor(es): | Fernandes, Rafael de Souza |
Orientador(es): | Costa Júnior, Leopoldo |
Assunto: | Microcrédito Educação financeira |
Data de apresentação: | 23-Out-2024 |
Data de publicação: | 8-Mai-2025 |
Referência: | FERNANDES, Rafael de Souza. A política pública de microcrédito: qual é o impacto da educação financeira na capacitação dos beneficiários de microcrédito? 2024. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Busca-se compreender a relevância de se implementar educação financeira para os
tomadores de microcrédito, podendo ser microempreendedores individuais,
microempresas ou mesmo proprietários de pequenas empresas, que se enquadrem
dentro das normas brasileiras. O microcrédito é uma categoria de crédito viabilizada
por Muhammad Yunus, quando criou o Grameen Bank em Bangladesh, com o intuito
de oportunizar um desenvolvimento econômico para os beneficiários do
microcrédito. Com a educação financeira, os tomadores de microcrédito passam a
dispor da oportunidade de tomar melhores decisões e propiciar para eles uma
melhor capacidade de desenvolvimento não somente pessoal, como também
profissional e por conseguinte para a sociedade. Políticas públicas foram criadas
com o intuito de fomentar o microcrédito no Brasil. Esta modalidade pode ser
benéfica, mesmo com seus desafios, como a assimetria de informação e seleção
adversa, no entanto, associado à educação financeira, pode possibilitar desenvolver
um senso crítico que contribui de maneira mais assertiva nas finanças do seu
empreendimento. Neste contexto, este trabalho buscou investigar esta relação e seu
impacto no desenvolvimento dos microempreendedores, trazendo à tona
conhecimentos sobre gestão e aspectos legais a respeito deste tema. Os programas
contam com o fomento do Governo Federal que por suas atribuições contribuiu de
maneira legislativa e regulamentadora com a Lei nº 13.636/2018, que dispõe sobre o
Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), destinado a
micro e pequenas empresas. |
Abstract: | It seeks to understand the relevance of implementing financial education for
microcredit borrowers, which can be individual microentrepreneurs, microenterprises
or even owners of small companies, who fit within Brazilian standards. Microcredit is
a category of credit made possible by Muhammad Yunus, when he created the
Grameen Bank in Bangladesh, with the aim of providing economic development for
the beneficiaries of microcredit. With financial education, microcredit borrowers now
have the opportunity to make better decisions and provide them with a better
capacity for development not only personally, but also professionally and
consequently for society. Public policies were created with the aim of promoting
microcredit in Brazil. This modality can be beneficial, even with its challenges, such
as information asymmetry and adverse selection, however, associated with financial
education, it can make it possible to develop a critical sense that contributes more
assertively to the finances of your enterprise. In this context, this work sought to
investigate this relationship and its impact on the development of
microentrepreneurs, bringing to light knowledge about management and legal
aspects regarding this topic. The programs are supported by the Federal
Government, which, through its attributions, contributed in a legislative and
regulatory manner to Law No. 13,636/2018, which provides for the National Program
for Oriented Productive Microcredit (PNMPO), aimed at micro and small companies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
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